Jovens voluntários turcos fazem intercâmbio em Portimão

Arrancou esta semana o projeto de voluntariado Europeu intitulado Bumerang, que resulta de uma parceria firmada entre o Município de Portimão e a Universidade de Ataturk, na Turquia.

O projeto, financiado ao abrigo do Programa Erasmus+, pela Agência Nacional Erasmus+ Turquia, permite trazer a Portimão um grupo de 18 jovens universitários, que estarão durante três meses a desenvolver atividades de intercâmbio e de aprendizagem intercultural, em conjunto com diversas entidades locais.

Esta parceria visa estimular e promover o interesse dos jovens do concelho por outras culturas, quebrando estereótipos e preconceitos, através da troca de conhecimentos e experiências culturais diferenciadas.

Em breve terá inicio o projeto Young Links – Jovens Conectados, que levará a Portimão, a partir de outubro, seis jovens da Polónia, Macedónia, Turquia e de Espanha, os quais permanecerão no concelho durante nove meses.

Durante esse período, irão apoiar o desenvolvimento de diversas atividades nos centros comunitários e na Loja Ponto JÁ, dando a conhecer oportunidades de formação, intercâmbio e voluntariado internacional aos jovens e dirigentes associativos locais.

Estas iniciativas e projetos inserem-se no trabalho desenvolvido no âmbito da parceria estabelecida em março deste ano com a Rede Europeia DYPALL Network, uma iniciativa que envolve autarquias locais e organizações da sociedade civil na área da juventude, em mais de 20 países.

A vinda e permanência dos jovens no concelho de Portimão é integralmente financiada pela União Europeia, no âmbito do Programa Erasmus+ – Serviço Voluntário Europeu, um projeto no valor de 43 mil euros.

You may also like...

Deixar uma resposta