Lagoa é o primeiro município algarvio a instalar a calculadora da Pegada

A Pegada Ecológica (PE) procura responder à seguinte pergunta: quanto é exigido à natureza, à capacidade regenerativa do planeta, ou de uma região, por parte de um conjunto de atividades?

Segundo dados recentes, desde a década de 1970, a Pegada Ecológica da humanidade ultrapassou a biocapacidade da Terra, estimando-se que sejam hoje necessários 1,7 planetas Terra para fornecer os recursos renováveis e os serviços ecossistémicos necessários ao consumo da humanidade, durante um único ano.

O Município de Lagoa é o primeiro do Algarve e o único a sul da zona da Grande Lisboa a integrar, nesta primeira fase, o projeto ‘Pegada Ecológica Dos Municípios Portugueses’.

A Calculadora da PE está disponível na página da Internet do Município de Lagoa desde o dia 13 de maio de 2019, em https://www.cm-lagoa.pt/pegada.php.   Acedendo, qualquer pessoa pode responder a um conjunto de perguntas simples para conhecer o impacto ambiental do seu comportamento.

Esta iniciativa é pioneira em Portugal e resulta da parceria estabelecida entre o Município de Lagoa e a associação ambientalista ZERO, Universidade de Aveiro e a Global Footprint Network, no âmbito da Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses.

O projeto visa gerar conhecimento e reforçar a capacidade local em matéria de ambiente, através do cálculo e da interpretação de dados vitais. Propõe-se preparar as comunidades para desafios ambientais complexos. Por isso, a par da instalação da calculadora PE, teve lugar nas instalações da Câmara Lagoense, uma sessão formativa intitulada ‘Cidadãos pela Redução da Pegada Ecológica: Embaixadores de Lagoa’.

You may also like...

Deixar uma resposta