Lagoa institui Prémio Maria Barroso

No ano em que se assinalam sete décadas da Declaração Universal dos Direitos Humanos e Lagoa se declara Cidade Educadora, o Município preparou um vasto programa para registar o Dia Internacional da Mulher, com enfoque na igualdade de género e na cidadania.

As iniciativas arrancam este domingo e culminarão nesta quinta-feira, 8 de março, com diversos momentos, o primeiro dos quais a partir das 15h00, quando a ‘rapper’ Capicua protagonizar no Centro de Congressos do Arade um espetáculo dirigido exclusivamente aos jovens de Lagoa.

Às 18h00 tem início no Auditório Municipal ao debate ‘Questões de género: fraturantes ou estruturantes?’, no qual participarão Isabel Bartal Abílio, socióloga e deputada cantonal de Zurique, cuja infância e juventude foram passadas em Lagoa, a cantora Capicua, que também socióloga e feminista, e Fernando Anastácio, deputado pelo Circulo do Algarve à Assembleia da República, sob moderação de Luís Castro, jornalista da RTP e apresentador do programa ‘sociedade Civil’. O encontro irá refletir sobre as questões de igualdade de género e da cidadania na comunidade local, bem como o aumento da informação e do conhecimento disponíveis em contexto nacional e internacional, indispensáveis à mudança de atitudes e mentalidades.

Antes da troca de ideias, o presidente da Câmara de Lagoa, Francisco Martins, anunciará o Prémio Municipal Maria Barroso, instituído para distinguir personalidades que se destaquem nas áreas da igualdade, género e cidadania, ao abrigo do novo pelouro autárquico criado para tratar destes temas e que será revelado na ocasião. Ao fim do dia, pelas 21h30, o cine concerto ‘Video Lucem’ terá lugar na Igreja Matriz de Ferragudo, com entrada livre.

A programação inclui ainda no dia 7, pelas 16h00, a apresentação do livro ‘A Mulher e o Amor’, de Maria Helena do Carmo, com presença da autora na Biblioteca Municipal, arrancando às 21h30 deste domingo, 4 de março, com um concerto a cargo do grupo de música antiga do Conservatório Superior Pôle Alienor de Poitiers, marcado para o Convento de S. José.

You may also like...

Deixar uma resposta