Lagoa melhora percursos descoberta da natureza

Os Caminhos dos Promontórios, o Caminho do Algar Seco e dos Sete Vales Suspensos são já os trilhos preferidos para as caminhadas de milhares de pessoas. E estão a ser melhorados pela intervenção da Câmara Municipal de Lagoa. 

As intervenções em curso para melhoria destes percursos, bem como outras previstas para curto e médio prazo, destinam-se a reforçar a segurança dos caminhantes e cobrem os percursos recomendados e os carreiros informais.

Dos trabalhos municipais recentes, ou em curso, a autarquia destaca a construção de várias escadarias e passadiços, a poente da Praia da Marinha, incluídos no Percurso dos Sete Vales Suspensos. Pensadas para facilitar a passagem de alguns obstáculos naturais e reforçar a oferta de alternativas de paisagem, estas melhorias destinam-se ainda a aliviar a pressão sobre os trajetos.

A nascente da Praia da Marinha, desta vez fora dos percursos formalizados, foi também requalificada uma passagem suspensa sobre a arriba, onde o frágil preenchimento de um antigo algar mostra sinais de intensa erosão.

Já perto do Vale Olival, junto à zona fronteira do concelho de Lagoa, foram implantadas guardas e pontes de madeira sobre os barrancos que atravessam o velho trilho sobre as arribas, percorrido por pescadores, caminhantes e banhistas. 

Em curso está também uma estrutura de madeira concebida para facilitar e tornar mais segura a progressão, bem como proporcionar um local de descanso e contemplação na encosta nascente do Vale Figueira, entre Alfanzina e Vale Centeanes.

Estes percursos de descoberta da natureza já cobrem cerca de 70% dos 17km da faixa costeira do concelho de Lagoa, Algarve.  Devidamente assinalada, quase toda a extensão pode ser percorrida seguindo os velhos carreiros abertos pelos passos dos pescadores à linha até chegarem aos pesqueiros empoleirados nas arribas alcantiladas. O reforço da segurança é por isso um fator priorizado pela Câmara de Lagoa no processo de valorização desta oferta turística.

Na perspetiva da Câmara Municipal de Lagoa a boa gestão do pedestrianismo constitui uma forma sustentável de valorizar o território e de promover práticas de ordenamento do território compatíveis com a proteção dos valores naturais.

You may also like...

Deixar uma resposta