Lagos comemora Dia do Município

Lagos irá celebrar, nos dias 26 e 27 de outubro, as Festas do Município, em honra do seu padroeiro, S. Gonçalo de Lagos. O programa, para além de iniciativas de índole cultural, integra as tradicionais cerimónias protocolares e religiosas. 

O programa do dia 26 de outubro inicia-se pelas 15h00 com a visita ‘Ao Encontro do Tempo e dos Lugares de São Gonçalo de Lagos’, onde será possível conhecer um pouco mais sobre a vida e o legado do padroeiro da cidade, assim como as vivências da cidade no século XIV. 

Antes de concluir a visita, haverá ainda tempo para marcar presença na inauguração da Exposição ‘São Gonçalo de Lagos – Padroeiro de Lagos (n.1360) e Torres Vedras (f.1422) – Vida e Obra’, que está marcada para as 17h30, nos Antigos Paços do Concelho.

Ainda ao longo da tarde, a partir das 15h30 é possível assistir ao 19º Encontro de Coros Infantojuvenis em Lagos, organizado pela Associação do Grupo Coral de Lagos e com entrada livre, na Igreja das Freiras. 

Para a noite, o espetáculo musical está a cargo de Rui Massena Trio, no Auditório Duval Pestana. O pianista e compositor sobe ao palco do Centro Cultural de Lagos, com um espetáculo acústico centrado no triunfal ‘III’, onde se fará acompanhar por cordas, pela viola de arco e pelo violoncelo, em harmonia com as notas do seu piano, numa apaixonante conversa a seis mãos. 

O dia 27 de outubro, dia do Município e feriado municipal em honra de S. Gonçalo de Lagos, começa com o habitual hastear das Bandeiras, pelas 9h30, acompanhado pelos hinos executados pela Banda Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio e a tradicional Largada de Pombos, na Praça Gil Eanes.

Seguem-se as Festas Religiosas em honra do Santo Padroeiro São Gonçalo, com a Missa Campal, seguida de Procissão e Bênção do mar e das embarcações, pelo Sr. Bispo do Algarve, o Reverendo D. Manuel Quintas. As cerimónias iniciam-se pelas 10h00, no Jardim da Constituição. 

A sessão solene marca o ponto alto das comemorações, tendo início marcada para as 15h30, no Centro Cultural. A cerimónia inclui a atribuição  de sete condecorações municipais (Medalhas de Mérito Municipal grau prata e grau ouro) a individualidades e entidades que se têm destacado na comunidade lacobrigense, intervenções oficiais e momentos de animação cultural.

Os homenageados individuais são Hélio Nunes Xavier, pelos seus trabalhos prestados em prol das artes, em especial na área da pintura e escrita; Luís Manuel Afonso, pelo seu trabalho e dedicação a favor da saúde e bem-estar da comunidade; Jorge Mealha Costa, pelo trabalho a favor das artes, nomeadamente na área da escultura e cerâmica, e José Inácio Seromenho, pelo reconhecimento na área desportiva, nomeadamente na disciplina de Tiro aos Pratos. 

As homenagens serão igualmente concedidas a dois estabelecimentos comerciais da cidade – o Restaurante Reis e a Ourivesaria Coimbra – , pelo seu contributo em prol do desenvolvimento da economia local, e ainda à Congregação do Santíssimo Redentor – Comunidade Redentorista de Lagos, pela dedicação e altruísmo depositados em todo o trabalho desenvolvido a favor da comunidade.

You may also like...

Deixar uma resposta