Lagos distinguido com o Selo de Qualidade da água para consumo humano

Os “Prémios dos Serviços de Águas e Resíduos” consistem num conjunto de Prémios de Excelência, atribuídos pela ERSAR, a entidades gestoras que se destaquem no tema selecionado, bem como em Selos de Qualidade, atribuídos às entidades gestoras que cumprem os critérios mínimos identificados no regulamento da iniciativa. Este ano, Lagos foi distinguido com o Selo de Qualidade exemplar da água para consumo humano.

De acordo com a ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, os serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos em Portugal “têm evoluído muito positivamente nas últimas décadas. Esta evolução traduziu-se no aumento substancial da qualidade da água para consumo humano, bem como no aumento da cobertura e do acesso por parte da população aos serviços, a par da redução da poluição que as atividades humanas geram no ambiente”. Consciente da necessidade de manter aquela trajetória de melhoria, a ERSAR atribui os “Prémios dos serviços de águas e resíduos” às entidades gestoras que mais se distinguem nesta área, em parceria com o Jornal Água & Ambiente e com a colaboração de entidades representativas do setor: a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), a Associação para a Gestão de Resíduos (ESGRA), a Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais (APEMETA) e a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).

Com esta iniciativa, evidencia-se a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, os quais têm assim oportunidade de conhecer melhor as entidades que lhes prestam os melhores serviços em diferentes áreas. A atribuição destes prémios por parte da ERSAR visa igualmente sensibilizar as entidades gestoras multimunicipais e municipais para as questões da qualidade na conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas. Na edição de 2018, e no total de municípios e empresas do ramo existentes no Algarve, Lagos foi um dos 3 municípios distinguidos (assim como 4 empresas) com o “Selo de Qualidade exemplar da água para consumo humano”

You may also like...

Deixar uma resposta