Lagos revive tomada de Ceuta no Festival dos Descobrimentos

CARTAZ_FestivalDescobrimentos_2015_AF

Lagos vai voltar a empreender uma viagem de regresso ao passado e no final de abril o município mergulhará no século XV, para relembrar a etapa que a historiografia nacional inscreveu como o início da expansão portuguesa – a tomada de Ceuta.

A Câmara Municipal lacobrigense convidou diversos parceiros públicos e privados a associarem-se ao projeto e está a organizar um conjunto de atividades diversificadas que darão corpo ao Festival dos Descobrimentos, este ano em 8ª edição e cujo tema central será os “600 Anos da Tomada de Ceuta -1415/2015”.

A iniciativa vai decorrer em vários locais da cidade, entre 30 de abril e 9 de maio, ainda que o seu ponto alto aconteça de 30 de abril a 3 de maio, com a realização no centro histórico de lagos da Feira dos Descobrimentos, onde participantes e visitantes podem observar e adquirir produtos e iguarias em exposição nas diversas tendas instaladas no recinto, e do Cortejo Histórico do dia, com a participação de voluntários de escolas e instituições do concelho, que representam as classes sociais da época – Clero, Nobreza, Burguesia e Povo.

Ao longo de quatro dias, serão recriados episódios como a preparação da armada para Ceuta, a tomada dessa cidade, a batalha entre cristãos e mouros e o momento em que D. João I arma os seus filhos cavaleiros.

O pólo central do Festival e da Feira terá lugar na Praça do Infante, ainda que se estenda até às ruas do centro histórico, Praça Gil Eanes e Praça Luis de Camões.

Ao longo das várias edições do evento, a autarquia local tem procurado trabalhar as vertentes científica, pedagógica, cultural e recreativa, razão pela qual em cada edição se escolhe um tema evocativo de um período, uma personagem ou acontecimento específico da história dos descobrimentos, sendo neste ano proposto o tema “600 anos da Tomada de Ceuta: 1415-2015”, que lançou o mote à realização de um ciclo de palestras, iniciado a 27 de janeiro, por ocasião do aniversário da elevação de Lagos a cidade, e que decorrerá até novembro, mês em que se evoca a figura do Infante D. Henrique.

A autarquia está a apelar à participação de todos os comerciantes do centro histórico, no sentido de aderirem à iniciativa, dinamizando o espaço público, enquanto o grupo “Os amigos da NECI – Núcleo de Educação para o Cidadão Incluso”, coordenado pelo Teatro Experimental de Lagos realizará um cortejo real, a acontecer no dia 2 de maio às 18h00, para o qual precisa de voluntários, que poderão contactar a organização através do telefone 963 808 636 ou email hfcorinne@gmail.com.

You may also like...

Deixe um comentário