Lagos ultima preparativos para “Tomada de Ceuta”

CARTAZ_FestivalDescobrimentos_2015_AF

No final deste mês, o município de Lagos vai regressar ao século XV e relembrar a etapa que a historiografia nacional inscreveu como o início da expansão portuguesa – a tomada de Ceuta – através do Festival dos Descobrimentos, que vai decorrer entre os dias 30 de abril e 9 de maio sob o tema central “600 Anos da Tomada de Ceuta -1415/2015”.

A iniciativa vai decorrer em vários locais da cidade, com o ponto alto agendado para o fim-de-semana prolongado de 30 de abril a 3 de maio, de onde ressalta a realização, no centro histórico de Lagos, da Feira dos Descobrimentos e do habitual cortejo, bem como de recreações temáticas e muita animação.

Ao longo desses quatro dias, a preparação da “Viagem de D. João I para Ceuta”, “O assalto às Muralhas de Ceuta e a Batalha entre Cristãos e Mouros”, “D. João I arma os seus filhos cavaleiros na Catedral de Ceuta” e “Lutas e escaramuças pela nomeação do Governador”, são alguns dos momentos que serão recriados e explorados.

A iniciativa termina no dia 9 de maio, com a palestra “Ceuta pré-portuguesa”, em cujo orador convidado é o professor Fernando Villada, com entrada livre e início a partir das 15h00, nos antigos Paços do Concelho, localizados na Praça Gil Eanes.

Para além das associações, coletividades e a participação direta dos agrupamentos escolares de Lagos, esta edição do Festival volta a contar com a colaboração das Juntas de Freguesia do concelho, da ACRAL (delegação de Lagos) e da Região do Turismo do Algarve.

Toda a programação do evento em: http://lagos.algarvedigital.pt/portal_autarquico/lagos/v_pt-PT/pagina_inicial/destaques/ativi_festival_descob_abr15.htm

You may also like...

Deixar uma resposta