Lagostins e beterrabas

unnamed (1)

Neste espaço encontrará as mais deliciosas receitas que poderá confeccionar de forma fácil e simples em sua casa. A sugestão é de Rui Silvestre, Chefe de Cozinha do restaurante gastronómico Bon Bon e do bistro Oregano.

Lagostins e beterrabas

(entrada)

Ingredientes
4 Lagostins grandes
30 gr de manteiga meio sal
20 cl de azeite
5 cl de vinho do Porto branco Seco
1 aipo rama
1 beterraba amarela
1 beterraba chiogga (cor de rosa)
1 beterraba vermelha
1 cebola
1 bolbo de funcho
3 dentes de alho
Algas marinhas (facultativo)

Confeção:
Comece por escolher os lagostins mais frescos, arranje-os reservando as cabeças. As cascas devem ser cortadas com a ajuda de uma tesoura de cozinha, cortando a parte branca da parte de baixo dos lagostins de ambos os lados. Esta tarefa deve ser feita com cuidado para não ferir a carne. Reserve os lagostins no frigorífico até à hora de servir.

Para o molho:
Esmague as cabeças dos lagostins com um almofariz, pique a cebola, corte o funcho em finas fatias e esmague os dentes de alho. Num tacho, derreta a manteiga e refogue a cebola, o funcho e os alhos, até ficarem translúcidos. Não deixe ganhar cor (isto ajuda a preservar o saber natural dos alimentos). Reserve esta preparação.

Noutro tacho, aqueça bem o azeite, junte em seguida as cabeças dos lagostins esmagadas e deixe caramelizar cerca de 20 minutos (os sucos devem começar a colar no fundo do tacho). Passado este tempo, refresque com o vinho do Porto, deixe levantar fervura novamente e evaporar a bebida.
Junte a  preparação realizada anteriormente, mexa bem e adicione água até cobrir o preparado. Deixe cozer cerca de 30 minutos.

Para terminar o molho, passe tudo por um passador, e deixe reduzir até conseguir uma textura espessa.

Para o puré de beterraba:
Descasque a beterraba vermelha, corte em 4 e coza em água com sal. Quando estiver tenra, escorra a água e triture com a varinha mágica. Pode adicionar um pouco da água da cozedura se for preciso. Este puré deve ficar com uma textura cremosa. Tempere com sal fino, pimenta branca e azeite. As outras beterrabas devem ser descascadas, cortadas muito fininhas devem ser consumidas cruas, assim como o aipo rama.

Para finalizar
Aqueça bem uma frigideira anti-aderente, quando estiver bem quente junte um fio de azeite, e coloque delicadamente os lagostins com a parte rosada para baixo, deixe-os ganhar cor cerca de 20 segundos, retire do lume e vire-os, o calor gradual vai acabar de os cozinhar. Tempere com flor de sal.

Se assim o desejar utilize codium, esta alga pode ser consumida ao natural e vai acentuar o sabor a mar na sua entrada, além de ser ótima para a saúde.

Receita para 4 pessoas
Grau de dificuldades: fácil

rui silvestre

Rui Silvestre
Chefe de Cozinha do Restaurante Gastronómico Bon Bon e do bistro Oregano

You may also like...

Deixar uma resposta