Legislativas: Cristóvão Norte é cabeça de lista pelo PSD

O atual deputado do Partido Social Democrata (PSD) Cristóvão Norte será indicado como cabeça de lista pelo circulo eleitoral de Faro, nas próximas eleições legislativas marcadas para 6 de outubro.

Ao que a Algarve Vivo apurou o deputado, natural de Faro, foi o escolhido pelo líder do partido Rui Rio para encabeçar a lista que deverá ser apresentada nos próximos dias, até porque já está marcado um Conselho Nacional para a próxima semana.

Até ao final de julho, a Comissão Política Nacional e o Conselho Nacional aprovam as linhas gerais do programa eleitoral e a respetiva lista de candidatos a deputados, estando ainda em aberto quem serão os restantes nomes.

Para David Santos, presidente da distrital do PSD Algarve, esta é uma “boa notícia para a região”, até porque este foi um dos nomes defendido pelas concelhias para submeter à aprovação da Comissão Nacional, no final de junho, princípio de julho.

Cristóvão Norte, que tem vindo a bater-se por diferentes situações na região, como foi o caso da saúde ou do alojamento local, esteve em dúvida junto de Rui Rio, porque apesar de ter sido apoiante do militante do Porto quando este disputava a liderança do Partido com Santana Lopes, e ter sido escolhido para representar o PSD nos assuntos do mar, apoiou Luís Montenegro, contra Rui Rio, numa fase posterior.

Ainda assim, o deputado era o nome que os militantes algarvios queriam para representar a região e tem ganho mérito enquanto deputado do PSD nas últimas legislaturas, entre 2011 e 2019. O filho do histórico Cristóvão Norte, tem agora 42 anos, é formado em Economia e Direito, sendo economista e jurista.

Em 2018 foi escolhido para ser o porta-voz do CEN para a área do mar, desde 2018 que é presidente do plenário do PSD Faro, tendo em 2017 sido o candidato mais votado para as eleições na Assembleia Municipal de Faro.

É ainda vice-presidente da Comissão Política Distrital do PSD do Algarve, desde 2015, membro da Assembleia Municipal de Faro, foi chefe de gabinete da presidência da Câmara Municipal de Faro entre 2009 e 2011, conselheiro nacional do PSD entre 2005 e 2006 e presidente da JSD do Algarve entre 2004 e 2006. Entre 2012 e 2018 foi presidente do PSD Faro.

Foi ainda o promotor e primeiro subscritor da petição “Curso de Medicina Já” que, em 2006, reuniu dez mil assinaturas. Na atualidade integra diversas Comissões Parlamentares como é o caso da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, Comissão de Agricultura e Mar, Comissão Eventual de Acompanhamento do Processo de Definição da “Estratégia Portugal 2030”, Grupo de Trabalho – Turismo.

You may also like...

Deixar uma resposta