Livro para crianças daltónicas é lançado em Silves

‘Romão, o camaleão de todas as cores’, livro infantil de Ana Correia com ilustrações de Ana Lúcia Fernandes, será apresentado na Biblioteca Municipal de Silves, no 2 de junho, pelas 15h30.

O evento está incluído nas comemorações que Silves preparou para o Dia Mundial da Criança.

A obra, publicada pela Arandis Editora, tem a particularidade de ser o primeiro livro infantil elaborada a pensar, também, nos daltónicos que, graças aos códigos usados, poderão conhecer as cores originais e reais de cada uma das dezenas de ilustrações reunidas.

Como as autoras referem, “recorreu-se à utilização do sistema ColorADD, um código universal que facilita a identificação de cores por parte de pessoas daltónicas”. Desta forma, pretendem explorar a temática das cores segundo uma abordagem acessível a diferentes tipos de público, com o intuito de tornar este livro numa obra mais inclusiva.

Com esta iniciativa, as duas autoras visam “contribuir positivamente para o fim das discriminações pela diferença, dando a todas as crianças a mesma possibilidade de perceção e análise das cores usadas no livro infantil.”

You may also like...

Deixar uma resposta