Loulé participa em exercício de prevenção sísmica

O Município de Loulé associa-se ao exercício nacional de cidadania no âmbito da sensibilização para o risco sísmico, com a iniciativa A Terra Treme, que se realizará esta sexta-feira, 13 de outubro, pelas 10h13.

Numa articulação entre o Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé, será promovida uma ação concertada numa escola do 1º Ciclo, envolvendo cerca de 300 alunos.

O exercício propriamente dito compreende a prática de três gestos simples que podem fazer a diferença no caso da ocorrência de sismo. A ação desenrola-se ao longo de 1 minuto, durante o qual os participantes, de forma individual ou coletiva (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), executam os seguintes gestos de autoproteção: baixar – proteger – aguardar, independentemente do local onde estejam naquele dia e hora convencionados, visando também capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo.

13 de outubro é o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, instituído pelas Nações Unidas em 1989 como estratégia internacional para sensibilizar os governos, organizações e os cidadãos para a necessidade de desenvolverem ações para prevenir e reduzir as vulnerabilidades e aumentar a capacidade de resposta e resiliência face a ocorrências de acidente grave ou catástrofes causadas por riscos naturais e tecnológicos.

You may also like...

Deixar uma resposta