Março Jovem arranca este sábado em Portimão

Em 2018, como vem sendo habitual há 20 anos, o Março Jovem marcará Portimão durante um mês com diversas iniciativas e atividades de desporto, dança, educação, música, teatro e cinema, entre outras.

Nste sábado realiza-se a 11.ª edição do concurso de novos talentos da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, a partir das 21h00, no Portimão Arena.

A habitual festa oficial de abertura terá lugar no dia 1 de março, às 17h30, na Escola Secundária Poeta António Aleixo, num evento que contará com a participação especial do músico Daniel Kemish.

Em termos desportivos, realce no dia 2 de março para uma festa solidária com duas aulas especiais no ginásio Village Fitness, enquanto nos dias 3 e 4 decorrem a 1.ª e 2.ª etapas da Taça de Portugal de BMX Race no Parque da Juventude, ao passo que entre 5 e 11 de março o Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes dinamiza a Semana do Exercício e Desporto ISMAT’18.

Terá ainda lugar uma aula aberta de Krav Maga no dia 17, o I Aquatlo Indoor de Alvor no dia 24 e um torneio de skate na Praça da Marina de Portimão e aulas abertas de zumba e pop dance no pavilhão gimnodesportivo de Portimão, ambas as iniciativas no dia 31 de março.

Durante o próximo mês também será possível praticar diversas modalidades de forma gratuita no Cross Arade, no Villa Prana Guesthouse & Therapies, nos complexos desportivos de Alvor e Mexilhoeira Grande e na Piscina Municipal de Portimão.

Na área da música e entretenimento, destaque para o Concurso de Bandas Março Jovem 2018, que terá lugar no Bar Marginália, em Portimão, com as eliminatórias a decorrer nos dias 10, 17 e 24 de março, e a grande final no dia 25, sempre com início às 22h00, e a edição especial do programa de rádio ‘Choque Frontal’ da Alvor FM, que contará com a participação especial da banda de rock Mopho, a ter lugar no dia 14, no Teatro Municipal de Portimão, a partir das 21h15.

No dia 17 de março o Portimão Arena recebe o concerto, já esgotado, ‘Algarve in the night’, a cargo da equipa de locutores do programa ‘As manhãs da Comercial’.

 

Como habitual, o cinema também marca presença no Março Jovem e o Museu de Portimão recebe nos dias 7, 14, 21 e 28 o ciclo da associação Contramaré, numa coprodução com o Goethe Institut, este ano sob o mote ‘O som e a cidade’. No dia 31 de março, o mesmo local recebe o ciclo ‘Filmes da Malta de Portimão’, a cargo de um grupo de jovens cineastas locais.

A vertente da edução e formação mantém-se, de igual modo, uma forte aposta, com um leque diversificado de ‘workshops’ e ações de sensibilização nas escolas do município. Destaque para a confeção da tiborna algarvia e a construção de hortas em varandas, na Quinta Pedagógica de Portimã fotografia e ‘design’ na Escola Profissional Gil Eanes de Portimão, ilustração científica na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira e programação, psicologia e ‘mindfulness’ e bem-estar no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes.

Referência ainda para o 3º Encontro Urban Sketchers Algarve que volta a decorrer em Portimão nos dias 24 e 25 de março, assinalando o Dia Nacional dos Centros Históricos, e desafiando os mais jovens e todos os que gostam desta área a desenhar a cidade, os seus edifícios, lugares e pessoas.

A edição de março da Beta-Talk volta a integrar o programa do Março Jovem e no dia 16 levará ao Centro Dual Portimão dois jovens empreendedores para partilharem a sua experiência.

Nas escolas serão ainda dinamizadas diversas ações de sensibilização, destacando-se a campanha ‘Stop Phubbing’, que percorrerá os estabelecimentos do ensino básico do município entre 1 e 9 de março, sensibilizando os alunos do 2.º e 3.º ciclos para os perigos inerentes ao ignorar as pessoas que estão próximas utilizando o ‘smartphone’, e o Dia Internacional da Proteção Civil que, assinalado a 1 de março, desencadeará um conjunto de iniciativas e ações de sensibilização na rede escolar.

Ainda no âmbito do Março Jovem, a Escola Profissional Gil Eanes mostra nas montras do Balcão Único o talento dos seus alunos do Curso Profissional Técnico de Fotografia e Curso CEF tipo 2 e 3 – Operador de Fotografia. Em exposição encontram-se alguns trabalhos, selecionados após concurso interno, que pretendem ilustrar a evolução da fotografia desde os primórdios até à atualidade, através da utilização das técnicas analógica e digital. Nesta exposição poderão ainda ser apreciadas fotografias que revelam o antes e o depois de alguns espaços emblemáticos da cidade.

ENCERAMENTO A 7 DE ABRIL

O Março Jovem 2018 apela igualmente ao espírito social e no dia 16 incitará os mais jovens a participar na sessão de colheita de sangue que terá lugar no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, numa organização da Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve, e no dia 21 a colaborar na confeção de cabazes de alimentos para oferta às instituições de solidariedade social, num organização do Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve.

Por estes dias serão igualmente várias as exposições a visitar na Casa Manuel Teixeira Gomes, na Junta de Freguesia de Alvor e na Escola Profissional Gil Eanes de Portimão, da autoria de jovens artistas e de alunos das escolas do município.

O Março Jovem 2018 encerrará e a 7 de abril no Portimão Arena com o 18º Enportunas – Encontro de Tunas Académicas que, como habitual, junta a irreverência musical das tunas académicas algarvias a um ‘disc-jockey’.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Portimão e movimentará ao longo das próximas semanas milhares de jovens, com o empenho de cerca de meia centena de entidades, entre escolas, clubes, associações e empresas.

O programa detalhado do Março Jovem 2018 está disponível em suporte papel nos locais habituais e poderá ser consultado em www.vivaporti

You may also like...

Deixar uma resposta