‘Mercado de Culturas… à Luz das Velas’ mostra cultura celta em Lagoa

foto 3 MERCADO DE CULTURAS..

O ‘Mercado de Culturas… à Luz das Velas’ vai trazer a cultura celta ao Convento de São José e ruas circundantes, em Lagoa, entre 7 e 10 de julho, das 19h00 à 01h00, depois de nas edições anteriores terem estado em destaque as tradições muçulmana (2014) e judaica-sefardita (2015). O certame tem entrada livre e a organização espera cerca de 40 mil visitantes ao longo dos quatro dias.

O evento contará com a presença de mais de 60 artesãos de várias culturas e religiões, apresentando as suas tradições, sabores e artes aos visitantes. Em destaque vão estar as músicas do Mundo Celta, com atuações de Linda Scanlon (Irlanda), Sheela na Gig (Galiza/Reino Unido), Malcolm Macmillan (Escócia) e Morgane Le Cuff (Bretanha).

Uma das novidades deste ano será a presença de um grupo de Caretos, que visita o Algarve pela primeira vez. Estas são personagens diabólicas e místicas do Carnaval de Trás-os-Montes e Alto Douro, acreditando-se que esta tradição tenha raízes célticas.

Diariamente haverá oficinas de Tarot de Runas e de Tiaras Celtas e também será realizado, por uma ‘bruxa’, o ritual ‘A Queimada’, uma tradição milenar dos povos da Galiza e Norte de Portugal, que estará ligada ao dia dos mortos e há quem estabeleça relações entre a Queimada Galega e algumas tradições Celtas. Não faltará também o Conto do Mago Merlin e, naturalmente, um espetáculo de evocação da Beltane, com dança e fogo.

A nível gastronómico, os claustros do Convento São José irão transformar-se numa taberna celta com carne servida na telha, cervejas artesanais e hidromel. O aspeto mais importante deste evento cultural será o acendimento diário de 12 mil velas, com as quais vão ser desenhados símbolos, amuletos e runas celtas. Estes símbolos feitos de velas tornaram-se a imagem de marca do evento e estarão posicionados nas entradas e no interior do Mercado e também na Praceta dos Símbolos, constituindo um espetáculo de enorme beleza cénica.

You may also like...

Deixar uma resposta