Mercado de Culturas mostra melhor do Mediterrâneo

Texto: Vera Matias

O Convento de S. José, em Lagoa, e as ruas circundantes voltam a ser o palco do Mercado de Culturas…à Luz das Velas, que decorre entre 4 e 7 de julho, das 19h00 às 00h30. 

Ao longo de quatro noites, mais de 60 artesãos de várias culturas e religiões do mundo vão conviver em harmonia e mostrar aos milhares de visitantes as suas tradições, sabores e artes.

Este evento vai já na sexta edição e terá como temática as diferentes culturas do Mediterrâneo, nas mais diversas vertentes: música, dança, gastronomia e artesanato.

As músicas tradicionais estarão em destaque nos vários cenários do evento com a presença de Terra Taranta (Itália), Christos Kanellos (Grécia), Helena Madeira (Portugal), El Laff (Marrocos/Espanha) e Lafra (Croácia/Bulgária/Eslovénia). A destacar também a presença de um grupo de músicos e gigantones que irão deambular pelas ruas do mercado e também de Rita Sales, reconhecida declamadora de contos do Mediterrâneo. A sala de exposições do Convento de S. José vai receber uma extraordinária mostra de ‘Instrumentos Musicais com História’. Além da exposição haverá três momentos diários de demonstrações musicais e explicativas de cada instrumento exposto.

A gastronomia também terá um papel preponderante neste evento e os claustros do convento vão converter-se numa Taberna Andaluza, com iguarias típicas do sul de Espanha. 

A novidade nesta edição será a criação de três ruas temáticas: rua Árabe, rua de África e rua do Oriente, além de uma área dedicada às plantas aromáticas do Mediterrâneo.

 

Milhares de velas

Todos os dias serão acesas milhares de velas, com as quais serão desenhados 40 símbolos relacionados com as religiões, gastronomia, literatura, arquitetura e mitologia do Mediterrâneo, posicionados nas entradas do mercado, constituindo um espetáculo de enorme beleza visual. 

A organização, a cargo da Câmara Municipal de Lagoa e da Ibérica Eventos, espera cerca de 40 mil visitantes. A entrada é livre.

You may also like...

Deixar uma resposta