Mercado Fora d’Horas nas noites de Silves

Na sua terceira edição, o Mercado Fora d’Horas renova-se em Silves e volta a ter três noites temáticas, focadas no ciclo das plantas: a flor, o fruto e a semente.

Trata-se de um evento gastronómico sobre cultura local, que ocorre no Mercado Municipal de Silves e procura consciencializar das vantagens dos produtos locais. Teve origem num projeto de ‘design’ comunitário, o que favorece que a atmosfera do Mercado se transfigure numa noite promovida pela criatividade, onde se misturam valores tradicionais com contemporaneidade.

A proposta programática conta com diferentes atividades: abertura do Mercado à noite, mercado de produtores, apresentação de produtores e exposição temática, mercado de artesanato, jogos sobre produção local, momentos relacionados com gastronomia e, por fim, música e animação de rua.

No decorrer do evento misturam-se valores tradicionais com criações contemporâneas, em ações de sensibilização sobre as tradições dos mercados municipais no contexto mediterrânico.

O foco da mensagem é apresentar aos visitantes o Mercado Municipal de Silves enquanto espaço de convergência entre o rural e o urbano, o comunitário e o público, na celebração da alimentação algarvia.

O evento terá entrada livre, sendo possível a aquisição de bens de produção local, em torno da gastronomia algarvia, entre as 19h00 e as 24h00.

Neste ano, as noites temáticas são as seguintes: 13 de junho – A Flor (mercado de flores); 11 de julho – O Fruto (Universidade de Verão da Inloco e manifestação de ‘food design’); 8 de agosto ­­– A Semente (troca de sementes).

 

You may also like...

Deixar uma resposta