Mercado interno colocou turismo do Algarve a atingir máximos


O Algarve ultrapassou a marca dos 20 milhões de dormidas nos estabelecimentos de alojamento turístico entre janeiro e novembro de 2019, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE), na quinta-feira, dia 16 de janeiro. Pelo terceiro ano consecutivo, esta é a única a região no país a atingir o patamar dos 20 milhões de dormidas num ano e prepara-se para alcançar novos máximos anuais nas dormidas, nos hóspedes e nos proveitos na hotelaria, bem como nos passageiros e nas voltas de golfe.

No mês de novembro, o alojamento turístico algarvio – que na definição do INE compreende hotelaria, alojamento local com dez ou mais camas e turismo no espaço rural/de habitação – registou cerca de 203 mil hóspedes (mais 12,1 por cento do que no mesmo mês do ano anterior) e 789 mil dormidas (mais 7,8 por cento). As dormidas de residentes cresceram 17,8 pontos percentuais e as de não residentes 5,9, destacando-se o Reino Unido (acréscimo de 5,7), Alemanha (mais 10,5), Espanha (5,7 por cento), EUA (mais 22,1 por cento) e Itália (mais 40,4 por cento). A estada média foi de 3,89 noites e a taxa líquida de ocupação ascendeu a 27,4 por cento.

Ainda em novembro, os proveitos totais no alojamento do Algarve aumentaram 10,6 por cento, atingindo 32,3 milhões de euros. O rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) aumentou 6,4 por cento, para 17,4 euros, e o rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu 49,8 euros (mais 4,6 por cento).

Os resultados agradaram ao presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes que afirmou ter sido “particularmente expressivo o aumento do mercado interno, que até novembro já ultrapassou o recorde anual de dormidas na região, alcançado em 2018”.

“Assinalo ainda o crescimento das dormidas fora da época alta, superior a 100 mil dormidas, tudo apontando para que 2019 seja mais um ano de redução da taxa de sazonalidade, que desde 2015 tem registado uma evolução positiva no destino», conclui.

Desde o início do ano, o Algarve acumulou 4,9 milhões de hóspedes (acréscimo de 7,3 por cento em relação a 2018) e 20,4 milhões de dormidas (subida de 2,4 por cento). Os proveitos totais nos onze primeiros meses do ano ascendem a 1,2 mil milhões de euros (mais 7,2). No mesmo período, os campos de golfe membros da Associação Algarve Golfe registaram 1,29 milhões de voltas (mais 1,4) e o aeroporto de Faro movimentou 8,7 milhões de passageiros (mais 3,7% por cento).

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