Mundial de Motonáutica regressa ao estuário do Arade

É já nos próximos dias 21, 22 e 23 de abril que se realiza o Grande Prémio de Portugal/Algarve em Portimão, primeira prova do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 em Motonáutica deste ano. O evento tem lugar no estuário do rio Arade e juntará a modalidade da F4 à F1.

Com nove equipas participantes de seis países diferentes e 18 pilotos de 11 nacionalidades, os Emirados Árabes Unidos são o país mais representado com três equipas: a Victory Team, liderada pelos pilotos Ahmed Al Hameli e Shaun Torrente; a Team Abu Dhabi, cuja equipa é constituída pelos pilotos Thani Al Qamzi, Alex Carella e Rashed Al Qamzi; e a Emirates Racing Team, dos pilotos Marit Stromoy e Mike Szymura.

Segue-se a CTIC F1 Shenzen China, equipa do atual tri-campeão do mundo, o francês Philippe Chiappe, que venceu também em Portimão no ano passado e que estará acompanhado pelo compatriota Peter Morin. A Itália faz-se representar por duas equipas, a Mad-Croc Baba Racing dos pilotos Sami Selo e Filip Roms, e a Blaze Performance, liderada pelos pilotos Bartek Marszalek e Francesco Cantando.

A França e a Suécia também apresentam uma equipa cada uma, nomeadamente a Maverick F1 que conta com os pilotos Cédric Deguisne e Amaury Jousseaume; e a Team Sweden, representada por Jonas Anderson e Erik Stark.

Portugal apresentará a F1 Atlantic Team, liderada por Duarte Benavente, sendo acompanhado pelo australiano Grant Trask.

A zona do ‘paddock’, composto por uma área de 13.800 metros quadrados, a maior de todo o circuito mundial, permite aos espectadores visitarem as boxes e contactarem os melhores pilotos e equipas do mundo da modalidade. Haverá visitas guiadas durante as manhãs de sábado e domingo, entre as 11h00 e as 11h50, a que se somará uma sessão de autógrafos no sábado, entre as 14h30 e as 15h30, junto ao pódio. As visitas têm a duração de 10 minutos, são gratuitas, mas exigem inscrição no local no próprio dia e estão limitadas a um máximo de 20 pessoas por cada.

A prova é promovida pela F1h20/UIM, com organização local da Associação Turismo de Portimão e Município de Portimão, contando com o apoio local da Capitania do Porto de Portimão, Administração dos Portos de Sines e do Algarve, EMARP, Docapesca e Turismo do Algarve, além do apoio técnico da Federação Portuguesa de Motonáutica e do Clube Naval de Portimão.

CONDICIONAMENTOS DE TRÂNSITO

Em virtude do elevado número de pessoas esperado e por recomendação da Polícia de Segurança Pública, vão ocorrer alterações à circulação automóvel na zona ribeirinha de Portimão, no sábado (22 de abril) e no domingo (23 de abril), no período horário das 9h00 às 17h00.

Assim, a circulação automóvel na Avenida Guanaré vai estar condicionada, sendo possível transitar apenas os autocarros. A Avenida Afonso Henriques terá uma inversão de sentido, permitindo ao trânsito que vem da Praia da Rocha entrar em Portimão. Já a circulação automóvel na Rua D. Carlos I mantém-se, permitindo que o trânsito circule entre Portimão e a Praia da Rocha.

Algumas ruas transversais a estas vias serão temporariamente encerradas ao trânsito.

PROGRAMA

Sexta-Feira, 21 de abril

11h00 – Registo de equipas

14h00 – Treinos livres F1

Sábado, 22 de abril

10h00 – Treinos livres F1

11h00 – Demonstração – Barco F1 de dois Lugares

13h00 – Treinos cronometrados F1

14h30 – Treinos livres F4

14h55 – Treinos cronometrados F4

15h30 – Grande Prémio de Portugal de F4 em Motonáutica – 1.ª corrida

16h00 – Qualificação ‘pole position’ F1 – oito mais rápidos

Domingo, 23 de abril

09h00 – Treinos livres F4

09h25 – Treinos cronometrados F4

09h50 – Grande Prémio de Portugal de F4 em Motonáutica – 2.ª corrida

10h30 – Treinos livres F1

11h30 – Demonstração – Barco F1 de dois Lugares

13h20 – Volta de apresentação

13h30 – Grande Prémio de Portugal/Algarve de F1 em Motonáutica

14h40 – Cerimónia de entrega de prémios de F1 e F4

You may also like...

Deixar uma resposta