Museu de Portimão assinala este sábado dez anos

No sábado, 19 de maio, o Museu de Portimão comemora dez anos de porta aberta ao serviço da comunidade e de todos os que visitam o equipamento cultural inaugurado em 2008, após a conversão da antiga fábrica de conservas Féu.

Nesse dia, às 16h00, realiza-se a inauguração da exposição ‘Gentes da terra e do mar’, uma mostra que ocupará as duas salas de exposição temporárias e permitirá um olhar sobre a dualidade de realidades que sempre estiveram presentes na evolução de Portimão. Por um lado, as atividades ligadas à terra e por outro a pesca artesanal e industrial, sendo a praça e o mercado os lugares em destaque onde ambas se encontram. Nesta ocasião os visitantes serão convidados a descarregar a nova app do museu ou a colocar os óculos de realidade aumentada para viverem uma experiência digital com guias multimédia.

Este novo suporte é uma ferramenta com um caráter inclusivo, que permitirá aos visitantes descobrirem a exposição de referência do museu de uma forma interativa.

Às 17h30, ao som do acordeão, junto do transportador de peixe, no exterior do museu, será partido o bolo do 10º aniversário, alusivo à terra e ao mar, e oferecida uma degustação com diferentes iguarias acompanhadas por uma seleção de vinhos regionais.

As comemorações continuam, a partir das 21h00, com a Noite Europeia dos Museus, que por toda a Europa se celebra nesta data. A fachada da antiga fábrica ganhará uma nova vida com um espetáculo de luz e cor e a atuação de Ana Paula Rada, jovem portimonense aluna da Academia de Música de Lagos, que se destacou na última edição do programa ‘The Voice Portugal’, ao obter o 2º lugar.

Ainda na ocasião, a ‘performance’ de dança contemporânea intitulada ‘Petingas em rede’, pela Dancenema, convidará os presentes a entrar no museu de lanterna na mão para descobrir o outro lado deste espaço ao som das guitarras do Conservatório de Música de Portimão.

O programa das comemorações decorre durante o mês de maio, estando ainda agendadas duas iniciativas até ao final do mês. No dia 17, às 18h00, o lançamento da 2ª edição do livro ‘Cartas de Manuel Teixeira Gomes a João de Barros’, uma iniciativa conjunta das câmaras de Portimão e Figueira da Foz, que contará com a apresentação de Guilherme de Oliveira Martins, e no dia 26 o, às 17h00, a inauguração de duas exposições. No ‘hall’ ficará patente o conjunto de obras ‘Tesouros do mar’, de Vera Christians, que reflete aspetos da vida marinha, e no exterior do museu uma mostra de imagens intitulada ‘Rio Arade – Uma maré cheia de histórias’, que dá a conhecer a evolução das atividades económicas, desportivas e culturais relacionadas com o rio Arade e as suas margens.

You may also like...

Deixar uma resposta