Museu de Portimão celebra dez anos ao longo de maio

Durante o mês de maio o Museu de Portimão assinala dez anos de existência com atividades para as famílias, novas exposições, música, dança, corrida fotográfica e várias surpresas, estando o dia 19 reservado para os momentos altos da efeméride.

Nos primeiros dois fins-de-semana as atividades realizam-se, às 16h00, na Oficina Educativa do Museu e destinam-se às famílias. No dia 5 será possível assistir a um filme sobre as lendas do algarve, realizado pelos participantes das Férias da Páscoa, e no dia 6 o desafio é para construir fantoches de dedo do rei mouro e da princesa Gilda.

No dia 17, às 18h00, terá lugar o lançamento da segunda edição do livro ‘Cartas de Manuel Teixeira Gomes a João de Barros’, por iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Portimão e da Câmara Municipal da Figueira da Foz, que contará com a apresentação de Guilherme de Oliveira Martins.

O Dia Internacional dos Museus, este ano sob o do mote ‘Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos’, é assinalado em Portimão com entrada gratuita e um convite aos visitantes para testarem a nova aplicação que será apresentada oficialmente no dia seguinte, dia 19 de maio, no âmbito do 10.º aniversário, como uma forma de ampliar a ‘hiperconexão’ museológica.

PROGRAMA MULTIFACETADO

No dia 19, das 9h00 às 23h00, os concorrentes da 18ª Corrida Fotográfica de Portimão, este ano com uma modalidade noturna, passarão pelos diferentes postos de controlo onde irão receber a indicação dos oito ou 11 temas a fotografar e às 16h00 realiza-se a inauguração da exposição ‘Gentes da terra e do mar’, uma mostra que ocupará as duas salas de exposição temporárias e permitirá um olhar sobre a dualidade de realidades que sempre estiveram presentes na evolução de Portimão. Por um lado as atividades ligadas à terra e, por outro, a pesca artesanal e industrial, sendo a praça e o mercado os lugares em destaque, onde ambas se encontram.

Nesta ocasião os visitantes serão convidados a agarrar o telemóvel e a descarregar a nova ‘app’ do Museu ou a colocar os óculos de realidade aumentada para viverem uma experiência digital com guias multimédia. O novo suporte é uma ferramenta para todos, com um caráter inclusivo, que permitirá aos visitantes com necessidades especiais descobrir a exposição de referência de uma forma interativa.

Às 17h30 o som do acordeão chamará os convidados para junto do transportador de peixe, no exterior do Museu, onde será partido e partilhado o bolo do 10º aniversário, alusivo à terra e ao mar, e degustadas diferentes iguarias, acompanhadas por uma seleção de vinhos regionais.

As comemorações continuam a partir das 21h00, com a iniciativa Noite Europeia dos Museus, que por toda a Europa se celebra nesta data. A fachada da antiga fábrica ganhará uma nova vida através de um espetáculo de luz e cor e a ‘performance’ de dança contemporânea intitulada ‘Petingas em rede’, pela Dancenema. As pessoas entrarão no Museu de lanterna na mão, para descobrirem o outro lado deste espaço ao som das guitarras do Conservatório de Música de Portimão.

No dia 26 de maio, às 17h00, realiza-se a inauguração de duas exposições. No ‘hall’ ficará patente o conjunto de obras ‘Tesouros do Mar’, de Vera Christians, que reflete aspetos da vida marinha, e no exterior do Museu uma mostra de imagens intitulada ‘Arade – Uma maré cheia de Histórias’, dará a conhecer a evolução das atividades económicas, desportivas e culturais relacionadas com o rio e suas margens.

PRÉMIOS INTERNACIONAIS

Inaugurado em 2008, o Museu de Portimão recebeu nesse ano uma menção honrosa na categoria ‘Melhor Museu Português’, pela Associação Portuguesa de Museologia, e no ano seguinte outra, pelo Turismo de Portugal, na categoria ‘Novo Evento Público’. Em 2010 foi distinguido internacionalmente com o prestigiante prémio ‘Museu Conselho da Europa’ e em 2011 com o prémio ‘DASA – Mundo do Trabalho’. Ainda nesse ano foi premiado, pelo filme ‘À conversa com Manuel Teixeira Gomes’’, no Festival Tour Film Brazil 2011, realizado em Florianópolis, com a Arara de Prata – Jovens Talentos. Em 2015 voltou a ser distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia com o prémio ‘Inovação e Criatividade’, pelo projeto ‘A nossa cultura sai à rua’.

Numa relação de forte proximidade com a comunidade local, o Museu de Portimão realizou entre 2008 e 2018 mais de 60 exposições e recebeu cerca de 560 mil visitantes de inúmeras nacionalidades.

You may also like...

Deixe um comentário