Museu de Portimão comemora 7º aniversário

Museu de Portimão - Créditos Rreservados

Os sete anos do Museu de Portimão vão ser assinalados a 23 de maio, com a realização da 15ª Corrida Fotográfica de Portimão e a inauguração das exposições “Barbearia, Poesia, Fotografia” e “Mundos Novos”.

A Corrida Fotográfica assinala 15 anos de existência e promete vários desafios: das 09h00 às 20h00, os concorrentes passarão pelos diferentes postos de controlo onde irão receber a indicação dos temas a fotografar.

Para as 17h00 está marcada a inauguração da exposição “Barbearia, Poesia, Fotografia”, de António Marreiros, uma mostra que revela o percurso de vida, pessoal e profissional de um portimonense, nascido na freguesia da Mexilhoeira Grande, que durante a procura de um ofício encontrou-se com a poesia e descobriu o gosto pela fotografia.

“Mundos Novos” de Timo Dillner é outra das exposições que será inaugurada nesse dia: o artista alemão, a viver há mais de 17 anos no Algarve, dá a conhecer – através da instalação, pintura e escultura – a sua perspetiva sobre viagens a lugares inesperados, novas gentes e outros mitos.

No Museu de Portimão, a programação para os mais novos não é esquecida e no dia do seu aniversário, das 15h00 às 17h00, as Marias conserveiras vão estar na Oficina Educativa para contarem as suas estórias sobre a fábrica e ensinar os participantes dos ateliês a construir latas de conserva muito especiais.

O programa de aniversário termina às 18h30 com uma degustação de conservas de várias espécies, promovida pela Docapesca.

 Atividades para todos

Com vem sendo habitual, as comemorações integram um conjunto de atividades que vai para além do dia da sua inauguração e têm início no dia 17 com “Uma Noite no Museu à Luz das Conservas”: das 21h00 às 23h00, os visitantes deverão estar preparados para uma Noite de aventura onde as personagens que habitam o Museu de Portimão ganham vida e surgem de onde menos se espera, ao mesmo tempo que a música se faz ouvir pelas suas salas.

Esta atividade contará com a participação do Grupo de Teatro do Curso Profissional de Artes e Espetáculos da Escola da Bemposta, Grupo Coral Adágio, Grupo Coral de Portimão, Tuna Académica do ISMAT e Conservatório de Música de Portimão – Joly Braga Santos.

Nessa noite, será também possível conhecer, a partir das explicações dos autores, o processo de conceção da exposição “À luz das conservas”, realizado pelos alunos do curso de Design de Comunicação do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes.

Dia 18, data em que se assinala o Dia Internacional dos Museus, Portimão abre gratuitamente as portas do seu Museu, entre as 10h00 e as 18h00.

É ainda de destacar no dia 21, às 18h30, a realização do encontro/debate “Modelos de Gestão para a Acessibilidade: O que é preciso?”, que terá lugar no auditório do Museu e pretende abordar as diferentes questões relacionadas com a acessibilidade, no seu sentido mais amplo, à cultura e aos equipamentos culturais.

Este encontro, organizado pela Associação Acesso Cultura e Museu de Portimão, contará na mesa com os oradores Joana Afonso (ACAPO), Elisabete Martins (ACTA), José Gameiro (Museu de Portimão) e Vítor Lourenço (Ordem dos Arquitetos – Delegação Regional Sul).

Referência ainda para “A minha Praia da Rocha”, a primeira tertúlia do ciclo “Conversas com Portimão ao Fundo”, organizada pelo Museu de Portimão em colaboração com o Grupo de Amigos do Museu de Portimão, que contará no dia 22, às 18h30, com a presença de António Feu para partilhar as suas estórias sobre a Praia da Rocha, entre 1945 e 1975.

You may also like...

Deixar uma resposta