OPTO arranca em Albufeira no início de maio

A abertura do 6º OPTO, um dos maiores fóruns de educação e formação do país, está marcada 9 de maio e decorrerá até ao próximo dia 11 no Pavilhão Desportivo de Albufeira, com a presença de 60 expositores, entre entidades do ensino público e privado, politécnicos, universidades, empresas e centros de formação.

O evento é dirigido aos jovens que se confrontam com a tarefa, nem sempre fácil, de decidir o futuro académico ou profissional.

Quem passar pelo local naquele período vai ter acesso a informação atualizada sobre as diversas alternativas escolares e formativas disponíveis no sistema educativo nacional (ensino secundário, profissional e superior) ou experiências no estrangeiro, bem como a possibilidade de estabelecer um primeiro contacto com profissionais de diferentes áreas e organizações.

O programa inclui a realização de ‘workshops’, conferências, apresentação de experiências, demonstrações culinárias (cozinha e pastelaria, doçaria regional, sobremesas saudáveis e batidos, lanches saudáveis e sumos detox, ‘cocktails’ e crepes, degustação de produtos regionais, dieta mediterrânica, cozinha do mundo) e um leque variado de propostas de animação no interior e exterior do recinto.

No palco instalado no interior do pavilhão a animação, protagonizada maioritariamente pelos alunos das escolas participantes, é uma constante. Ao longo dos três dias estão programados vários momentos musicais, aulas de fitness, zumba e teatro, apresentação de filmes, entre outras manifestações culturais e artísticas.

ATIVIDADES NO EXTERIOR

No exterior, além da parede de escala e rappel, haverá demonstrações de skate, parkour, golfe e percursos de orientação.

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Albufeira ensinará regras de prevenção rodoviária, enquanto uma exibição de cavalos estará a cargo da Guarda Nacional Republicana e demonstrações cinotécnicas serão feitas pela Polícia de Segurança Pública.

O certame pode ser visitado nos dias 9 e 10 de maio entre as 9h30 e as 17h30, e no último dia a partir das 9h30 até às 13h00.
O OPTO é uma organização conjunta do Município de Albufeira, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares-Direção de Serviços da Região do Algarve e Instituto do Emprego e Formação Profissional, contando com a colaboração dos três Agrupamentos de Escolas do concelho.

You may also like...

Deixar uma resposta