Pilates contribui para uma saúde mais forte

Além de melhorar aspetos corporais, como tonificação muscular ou postura, esta prática também ajuda na parte mental, aliviando ansiedade e ‘stress’.

São muitos os benefícios que o pilates pode proporcionar à sua saúde, numa modalidade que vem ganhando cada vez mais adeptos, entre mulheres e homens. Entre as inúmeras vantagens, de destacar o aumento da flexibilidade, a ativação dos músculos do tronco e a melhoria da estabilidade pélvica e lombar, o que contribui para uma melhor postura, sem dores nas costas. Além disso, este método é um fantástico aliado contra o ‘stress’ diário.

O praticante de pilates sente um alívio quanto a possíveis dores no corpo. Além disso, melhora a densidade óssea, desenvolve a função e eficiência pulmonar com a melhora da circulação, ajudando também no tratamento de doenças como escoliose, osteoporose, artrite e esclerose múltipla.

Esta modalidade pode ser praticada por idosos, até porque traz inúmeros benefícios às pessoas desta faixa etária, como o aumento da força e da flexibilidade muscular, da mobilidade articular e a melhoria do equilíbrio e da postura. É bom para o humor e melhora a autoestima, pois liberta endorfinas, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar, diminuindo assim o ‘stress’. Por outro lado, beneficia o funcionamento dos órgãos internos, uma vez que ao estimular os músculos que sustentam a coluna, os órgãos internos e a postura, é formado um cilindro que traz estabilidade corporal, que protege a coluna: melhora ainda significativamente o funcionamento dos órgãos internos.

COMO SURGIU

Joseph Pilates (1880-1967) foi um alemão que sofreu, durante a infância, de raquitismo, asma e febre reumática. Tais acontecimentos levaram-no a interessar-se pelo estudo da anatomia e fisiologia humana e dos fundamentos de medicina oriental. Através do seu trabalho, e para evitar passar o resto da vida dependente de uma cadeira de rodas, desenvolveu cerca de 500 exercícios que o ajudaram, bem como aos seus seguidores, a levar uma vida longa e sã.

EM QUE CONSISTE

É um conjunto de exercícios controlados, pausados e metódicos, através dos quais se exercitam todos os músculos do corpo. Proporciona elasticidade e flexibilidade (possibilita movimentos mais harmoniosos), define e tonifica o corpo e  ajuda-nos a conhecê-lo melhor. Para além disso, atua também ao nível psíquico, melhorando o auto-conhecimento e diminuindo os níveis de ansiedade e ‘stress’.

RESULTADOS EM QUANTO TEMPO?

Cada sessão de pilates dura uma hora. Praticá-lo três vezes por semana é o ideal, mas com apenas duas sessões por semana já se verificam algumas mudanças. Os resultados fisioterapêuticos notam-se muito precocemente (em cerca de três sessões). E os benefícios estéticos (corpo forte e tonificado) notam-se entre as sessões 30 e 40.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

– Melhora a força, a flexibilidade e o tónus muscular, reduzindo a fadiga

– Fortalece os músculos sem causar dor nem danificar as articulações

– Melhora a postura, a coordenação e o equilíbrio

– Melhora a respiração, a autoestima e reduz o ‘stress’

– Auxilia a prevenção contra a osteoporose

– Elimina toxinas e facilita a drenagem linfática – Fortalece músculos abdominais – Tonifica a silhueta, alisa a barriga e ataca a celulite.

You may also like...

Deixar uma resposta