Pintores e fotógrafos expõem em Albufeira

A Galeria de Arte Pintor Samora Barros, em Albufeira, exibe de 1 a 29 de abril a mostra de pintura ‘Um Olhar sobre a Obra de Picasso’, de João Pedro Tavares.

A exposição partilha o olhar do autor sobre Picasso, uma reinterpretação muito pessoal e que confronta o público com o maior pintor do século XX. Nascido em 1933, João Pedro Tavares tem um percurso profissional ligado ao desenho arquitetónico, tendo descoberto a pintura após a reforma. Para ver de segunda a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

Já na Galeria Municipal João Bailote está patente até este sábado, 1 de abril, uma mostra dos 20 trabalhos finalistas do 1.º Concurso de Arte do Algarve, organizado pela Sovereign Consultoria, que convidou todas as escolas secundárias da região apresentarem as obras de arte de cinco alunos. O concurso culmina com uma gala final na Quinta do Lago, a 13 de maio, durante a qual os quadros serão leiloados.

Por outro lado, a mesma galeria exibe de 7 de abril a 20 de maio uma exposição de pintura do artista holandês Hans van Hoogdalem. O pintor estudou nos anos de 1960 na Escola Nacional de Pintura em Utrecht e começou a carreira como ‘designer’ e pintor ornamental para as cervejarias Heineken. Nos últimos anos, projetou e decorou interiores de bares e restaurante em todo o mundo. Em 2000, deixou a Holanda e veio para Portugal, dedicando-se a pintar retratos e outros temas.

A Galeria Municipal João Bailote abre ao público de terça a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

Quanto à Biblioteca Municipal Lídia Jorge, acolhe uma mostra de pintura do artista Larama, de 7 a 26 de abril.

De seu nome Jorge Amaral, o criativo tem formação artística em pintura, grafismo e fotografia, na Escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa. Tendo ficado cego em 2008, voltou a pintar passados alguns anos e fez a sua primeira exposição na Junta de Freguesia de Estoi, onde reside. A mostra pode ser vista de terça a sexta-feira, entre as 9h30 e as 19h15, às segundas-feiras, das 12h00 às 18h00, e ao sábado entre as 10h00 e as 16h00. A Biblioteca encerra aos domingos e feriados.

FOTOGRAFIAS ARTÍSTICAS

Entretanto, o Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira continua a exibir a mostra fotográfica ‘Outras Viagens, Outros Olhares’ até ao próximo dia 30 de abril. A exposição é composta por fotografias de um Algarve distante, quando o setor turístico estava a dar os primeiros passos e Albufeira ainda era descrita como uma pequena vila piscatória, de casario branco. O Museu está aberto das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30 às terças, sábados e domingos e das 9h30 às 17h30 às quartas, quintas e sextas, encerrando à segunda-feira.

A fotografia volta a estar em destaque na exposição ‘Documentar o Algarve Interior’, um projeto que incide na documentação de oito concelhos: Albufeira, Castro Marim, Faro, Tavira, Loulé, São Brás de Alportel e Vila Real de Santo António.

Da autoria da Algarve Film Comission, a mostra pretende promover a valorização e divulgação do património cultural Local, contribuindo para a preservação, recuperação e promoção da cultura, memória e identidade locais. Os visitantes também podem assistir à exibição de um filme. Para ver de segunda a sexta, entre as 9h00 e as 12h30, e as 13h30 e as 17h00. O Arquivo encerra aos sábados, domingos e feriados.

You may also like...

Deixar uma resposta