Portimão assinala Dia Mundial da Diabetes e promove a atividade física regular

No próximo dia 14 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Diabetes e Portimão associa-se a esta data com uma caminhada de sensibilização para esta doença e prevenção da mesma, a ter lugar no dia 18 de novembro, ao longo do passadiço de Alvor promovida pela Associação de Diabetes do Algarve, para além do município ter abraçado o programa nacional “Diabetes em Movimento” que tem por base a promoção da atividade física regular.

A Caminhada do Dia Mundial da Diabetes está aberta à participação de todos os interessados, com inscrições na Farmácia Rosa Nunes, através do telefone 964198817 ou no próprio dia, no local. O ponto de encontro será junto das Piscinas do Complexo Desportivo de Alvor, com partida às 9h00 de domingo, dia 18 de novembro.

No mês de outubro arrancou o Diabetes em Movimento® Portimão, um programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2, com sessões de exercício no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, a decorrer às 2ªs, 4ªs e 6ªs, monitorizadas por fisiologistas do exercício e por enfermeiros, com inscrições abertas até 31 de dezembro de 2018, através de referenciação dos médicos de família das unidades de saúde aderentes. Para mais informações poderá ser contactada a direção técnica deste Programa através do telefone 282470825.

Este programa, de participação gratuita, é coordenado pelo Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da Direção-Geral da Saúde e desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e o ACES Barlavento da Administração Regional de Saúde do Algarve.

Recorde-se que a diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país e a atividade física é um dos pilares do tratamento – melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular, e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida.

A efeméride do Dia Mundial da Diabetes assinalada a 14 de novembro é celebrada desde 1991 pela Federação Internacional da Diabetes e pela Organização Mundial de Saúde, em resposta à crescente preocupação com o aumento alarmante da diabetes em todo o mundo.

You may also like...

Deixar uma resposta