Portimão prepara-se para Festival Internacional de Percussão

CAA

A cidade de Portimão recebe entre 14 e 28 de fevereiro o 6º Festival Internacional de Percussão e o 3º EncontróBaixo, que neste ano terá o Carnaval como pano de fundo. Promovido pela Academia de Música de Lagos – Conservatório de Música de Portimão Joly Braga Santos, o evento reunirá prestigiados músicos de renome nacional e internacional, contando com a participação de Vincent Houdijk (Holanda), Nuno Aroso (Portugal), Vicky Marques (Portugal), André Silva (Portugal), Dave Boyd (Frame Drums Atlantic, Irlanda), Rui Silva (Frame Drums Atlantic, Portugal), Sérgio Almeida (Rhakkatta, Portugal), Miguel Ralha (MISSOM) respetivamente no vibrafone, marimba, bateria, bodhrán, adufe, percussão africana e ateliês didáticos.

Esta edição do Festival junta-se mais uma vez ao EncontróBaixo, que pela terceira vez trará o aclamado grupo de jazz Carlos Barretto Lokomotiv (Portugal), além de Marc Ramirez (Metropolitana de Lisboa / EUA), Hugo Santos (Portugal), Luísa Marcelino (Portugal), Jean-Christian Houde (Orquestra Clássica do Sul / Canadá) e Gabor Bolba (Orquestra Clássica da Madeira / Hungria).

Do programa fazem parte mais de 15 workshops/masterclasses e seis concertos, que se distribuirão pelo Teatro Municipal, Museu de Portimão, Casa Manuel Teixeira Gomes, coreto da zona ribeirinha, Largo da Mó, Alameda da República e antiga lota.

Sob o mote do Carnaval, no dia 24 de fevereiro, pelas 10h30, realizar-se-á o Grande Desfile de Abertura com o grupo Bomboémia (Universidade do Minho), com a participação dos alunos das escolas do ensino básico de Portimão, início na Alameda da República e término no Largo 1º de Maio. O Grande Desfile de Encerramento está agendado para o dia 28 de fevereiro, pelas 14h30, Terça-feira Gorda, a partir das 14h30, com o concerto “Batuca no Carnaval” protagonizada por várias associações do município e com um percurso pelo centro da cidade (Largo da Mó – Alameda da Praça da República – Rua Direita – Largo 1º de Maio – coreto).

A grande novidade desta edição passa pela realização de desfiles de Carnaval organizados pela Academia de Música de Lagos / Conservatório de Música de Portimão e Glória ou Morte Portimonense, onde os marchantes desta coletividade irão marchar na Terça-Feira Gorda pelas ruas da cidade.

A música de percussão por alunos das escolas irão dar forma a performances através de elementos básicos da percussão e de ritmo: com cartão, latas, areia, etc.. Os ritmos vão ecoar pelo centro histórico, acompanhados pelos Bomboemia e pela Orquestra de Percussão, trazendo o brilho dos ritmos portugueses e brasileiros.

O tradicional concerto de encerramento com todos os participantes terá lugar a 28 de fevereiro, pelas 21h30, no Grande Auditório do Teatro Municipal de Portimão, sob direção artística de Vasco Ramalho e Bruno Vítor.

O programa do 6º Festival Internacional de Percussão de Portimão contempla ainda outras ações que merecem destaque, podendo a programação completa ser conferida em: https://www.facebook.com/fintpp.encbx/?fref=ts ou em www.cm-portimao.pt.

You may also like...

Deixar uma resposta