Portimão recebe ciclo de conferências ‘Histórias com História’

Cartaz 31 jan CMTG_Histórias com História

A Câmara Municipal de Portimão e a Casa Manuel Teixeira Gomes promovem, ao longo de 2017, um inovador ciclo de conferências intitulado ‘Histórias com História’ com a participação de historiadores, investigadores locais e testemunhas nos casos de acontecimentos históricos recentes.

O ciclo de conferências, que decorrerá na Casa Manuel Teixeira Gomes, arranca a 31 de janeiro, a propósito da primeira revolução republicana – episódio conhecido como o 31 de Janeiro de 1891.

Uma vez por mês, a Casa Manuel Teixeira Gomes receberá uma personalidade pública para abordar temas que pela sua diversidade e interesse histórico para a comunidade em geral contribuam para o conhecimento da nossa História de Portugal, nomeadamente no ano em que se comemora 43 anos de democracia, fazendo coincidir a data histórica, quando possível, com o tema a debater. Este será um ciclo de divulgação de conteúdos históricos através de uma análise contemporânea feita por oradores da esfera intelectual, militar e política portuguesa.

Segue-se, em fevereiro, a história que rodeou em plena ditadura o lançamento de ‘Portugal e o Futuro’ – o livro do general António de Spínola que inspirou a revolução de 25 de Abril. O convidado desta sessão será o Coronel Carlos Matos Gomes.

Ao longo do ano, até novembro, o ciclo de conferências recordará outras histórias que fazem parte da História de Portugal: a Tentativa de Golpe de Estado (março), as primeiras eleições livres (abril); as ‘Aparições de Fátima’ (maio); A Segunda Guerra Mundial no Algarve (junho); a instauração da República (outubro) e a Operação Vagô, que consistiu no primeiro desvio de um avião comercial pelo revolucionário algarvio Palma Inácio (novembro).

You may also like...

Deixar uma resposta