Praia do Pintadinho recebe ação ‘Vamos Limpar o Mar’


Uma limpeza subaquática para promover uma mudança de atitude na forma como o Mar é tratado é a motivação para a parceria entre a Câmara Municipal de Lagoa e o Portisub, no âmbito da Bandeira Azul 2019

O Município de Lagoa será o centro de operações, mais concretamente a praia do Pintadinho, para a segunda edição de 2019 da atividade ‘Vamos Limpar o Mar’, no dia 28 de setembro, a partir das 11h00. Será uma limpeza subaquática e de praia, com a mobilização de voluntários e clubes de mergulho.

‘Vamos Limpar o Mar’ é uma atividade de educação ambiental que se enquadra na Campanha da Bandeira Azul da Europa 2019 que este ano tem o tema ‘Do Rio ao Mar sem Lixo’. Tal como na primeira edição de 2019, haverá um ‘Laboratório de Praia’ equipado com lupas binoculares e outros materiais laboratoriais do Sítio das Fontes, para identificação de microplásticos na areia, e separação e identificação de outros itens recolhidos durante a atividade.

O desafio em 2019 é, segundo a Associação da Bandeira Azul da Europa (ABAE), “continuar a sensibilizar para o facto do lixo marinho ter origem em atividades terrestres, para as consequências dos comportamentos humanos e para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre terra e mar”. 

A organização pretende alertar para “a ligação existente entre ecossistemas terrestres e marinhos e como a vida no mar está tão dependente de pequenos gestos em nossas casas. A iniciativa tem o objetivo de envolver toda a gente na defesa do mar”.

A participação na ação é gratuita e, no final no evento, os participantes inscritos levarão uma t-shirt comemorativa do evento. 

A atividade é uma iniciativa do Município de Lagoa, numa parceria de há mais de uma década com o Portisub – Clube Subaquático de Portimão, como forma de mobilizar os cidadãos para a causa da preservação da natureza, no âmbito da Campanha da Bandeira Azul da Europa.

As inscrições poderão ser efetuadas através de telemóvel (969050567) ou e-mail (geral@portisub.com).

You may also like...

Deixar uma resposta