PSP e polícia espanhola realizam patrulhas conjuntas em Vila Real

0031

A operação decorre numa altura em que esta cidade do sotavento algarvio é visitada por milhares de turistas espanhóis, devido ao fim-de-semana prolongado, que do outro lado da fronteira se denomina “Puente de La Constitución”. Zonas comerciais são as mais visadas pelo policiamento. Autoridades apostam na prevenção de pequenos delitos criminais, assim como em prestar apoio aos visitantes e comerciantes.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) e o Cuerpo Nacional de Polícia (CNP) de Espanha estão a realizar em Vila Real de Santo António patrulhas conjuntas desde o dia 4 e até 8 de dezembro, numa altura em que esta cidade do sotavento algarvio é visitada por milhares de turistas oriundos do país vizinho, devido ao fim-de-semana prolongado, que do outro lado da fronteira se denomina “Puente de La Constitución”.

Em nota de imprensa, o comandante do Comando Distrital de Faro da PSP, superientendente Ricardo Jorge van Zeller Abreu Matos, refere que o objetivo é “reforçar o sentimento de segurança da população local e dos turistas espanhóis”. E acrescenta: “Estas patrulhas mistas estão orientadas para as zonas comerciais com maior afluxo de visitantes portugueses e espanhóis e visam a prevenção de pequenos delitos criminais, bem como prestar apoio aos turistas e comerciantes”.

Segundo aquele responsável policial no Algarve, esta colaboração é fruto do Acordo de Cooperação Transfronteiriça assinado entre Espanha e Portugal em 2005, e do memorando de colaboração subscrito pela PSP e pelo Cuerpo Nacional de Polícia, em 2013.”O patrulhamento conjunto PSP/CNP é apenas a face mais visível da estreita colaboração entre as duas forças policiais no âmbito operacional e na partilha de informações que tem como finalidade o aumento da segurança e a luta contra a delinquência transfronteiriça”, sublinha.

Mais droga apreendida em Lagos e detido traficante de 30 anos

Por outro lado, no dia 3 de dezembro, a esquadra de Lagos da PSP procedeu à detenção de um homem, de 30 anos, por tráfico de droga. “O suspeito, que vinha a ser investigado ao longo dos últimos quatro meses, foi detido em flagrante delito após proceder à venda de produtos estupefacientes a dois consumidores, apreendendo-se desde logo a substância ilícita e as quantias monetárias envolvidas na transação”, revela um comunicado de imprensa do Comando Distrital de Faro da PSP.

Posteriormente, adianta, “deu-se cumprimento a um mandado de busca domiciliária, resultando na apreensão de 26 doses individuais de cocaína, 31 doses individuais de liamba, cerca de 1400 euros, um tablet PC, três telemóveis e outros objetos e artigos relacionados com o crime em causa”.

You may also like...

Deixe um comentário