Quarteira promove 2.ª Semana do Polvo

De 30 de setembro a 8 de outubro, vários restaurantes da freguesia de Quarteira acolhem a 2.ª Semana do Polvo, mostra gastronómica que dá a conhecer as mais variadas formas de confecionar os octópodes.

As sugestões multiplicam-se e vão desde o tradicional arroz de polvo, ao polvo à lagareiro, passando pela também já conhecida cataplana de polvo, até às sugestões mais inovadoras como a salada morna de polvo com laranja do Algarve ou o polvo com migas e verdes.

A lista de restaurantes aderentes será publicada esta semana no site www.aeqv.pt, sendo uma das novidades desta segunda edição a realização de um concurso entre os estabelecimentos participantes, que serão avaliados pelos clientes e por um júri composto por três elementos da área da restauração.

Um concurso de fotografias aberto à comunidade também faz parte da iniciativa e nele podem participar jovens fotógrafos amadores e profissionais. A inscrição no concurso poderá ser feita até ao último dia da entrega dos trabalhos, a 20 de setembro. O trabalho que vencer r será contemplado com 100 euros.

Para os residentes no concelho de Loulé, estão abertas as inscrições no concurso de receitas de polvo tradicional, para o qual a organização fornece os ingredientes necessários, cabendo ao vencedor um prémio de 150 euros.

As inscrições para ambos os concursos podem ser realizadas nas instalações da AEQV – Associação dos Empresários de Quarteira e Vilamoura  (Rua D. João V, Centro Comercial Miravila, Loja 4, 8125-207 Quarteira) ou por email: quarteira.vilamoura.aeqv@gmail.com.

A realização de uma exposição de esculturas, elaboradas pelos seniores da Academia do Saber, que ficará instalada na Marina de Vilamoura, e a realização de dois ‘showcookings’, um em Quarteira e outro em Vilamoura, fazem igualmente parte do cardápio da Semana do Polvo 2017, cujo objetivo passa por promover o património gastronómico da região, contribuir para a economia local através do estímulo ao consumo e divulgar projetos que estimulem o sector das pescas, das entidades organizadoras e entidades parceiras, como são os casos da Região de Turismo do Algarve, Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, Instituto Português do Mar e da Atmosfera e Docapesca, entre outras.

You may also like...

Deixar uma resposta