Quarteira recebe exposição sobre pioneiro do fotojornalismo

É inaugurada no próximo dia 10 de janeiro, pelas 18h00, na Galeria de Arte da Praça do Mar, em Quarteira, a exposição Joshua Benoliel – Repórter Parlamentar.

Esta mostra pertence ao Museu da Assembleia da República e pretende mostrar o trabalho do autor, considerado por muitos como o ‘pai’ do fotojornalismo em Portugal.

Joshua Benoliel, descendente de uma família judia, nasceu em 1873 em Lisboa e viveu num período de transição entre a Monarquia e República, o que lhe permitiu retratar acontecimentos históricos, desde os reinados de D. Carlos e D. Manuel II, a Revolução Republicana de 1910, os primeiros Presidentes da República e as revoltas monárquicas, até à participação do corpo expedicionário português na Primeira Guerra Mundial.

Considerado um pioneiro da reportagem fotográfica em Portugal, embora se tenha vinculado, ao longo da sua carreira, principalmente às publicações da empresa de O Século, Benoliel colaborou em muitos outros periódicos, tanto no âmbito nacional como no internacional.

A exposição vai estar patente ao público até 24 de março, de terça-feira a sábado, das 9h30 às 13h30 e das 15h00 às 18h00, com entrada livre.

You may also like...

Deixar uma resposta