‘Quintas de Cinema’ em Loulé com clássico de Visconti

O Leopardo2

No próxima quinta-feira, 26 de maio, pelas 21h00, o Cine-Teatro Louletano apresenta, no âmbito da sua rubrica regular ‘Quintas de Cinema’, a película ‘O Leopardo’, obra incontornável do realizador Luchino Visconti, aqui escolhida e comentada por João Romero Chagas Aleixo a partir de um desafio lançado pelo Cine-Teatro ao confesso cinéfilo.

No texto escrito por si sobre este clássico intemporal do cinema, João Romero Chagas Aleixo explica assim a sua escolha: “Porque Il Gattopardo tem tantas coisas que eu amo. A finíssima ironia literária de Giuseppe Tomasi di Lampedusa (1896-1957). A mágica Sicília. A história da criação do mais belo país do mundo: a Itália (em 1870). A música do Nino Rota. A elegância e o classicismo daquele baile final. A beleza das suas valsas. E ainda tem esse reconhecido monumento de formosura que dá pelo nome de Cláudia Cardinale, com os seus saudabilíssimos peitos de soprano, o que constitui, sempre, um argumento a ter em conta… O realizador? Luchino Visconti (1906-1976): milanês, aristocrata, comunista e bissexual. Personalidade complexa. Um dos maiores realizadores italianos de todos os tempos. E um dos meus preferidos. Eu que sempre me confessei um incorrigível felliniano.”

João Romero Chagas Aleixo é um louletano, natural de Lisboa. Fez os estudos primários e secundários em Loulé. Licenciado (2011) e Mestre em História (2014) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é Investigador Integrado do Instituto de História Contemporânea da F.C.S.H. (desde 2014). Presentemente, encontra-se a realizar o seu Doutoramento em História Contemporânea na F.C.S.H./U.N.L.

O filme dirige-se a maiores de 12 anos e tem um custo três euros.

You may also like...

Deixar uma resposta