Sessões de ‘business coaching’ para empresários em Lagoa

Formação visa “encaminhar empresários a obter resultados incríveis.”

Texto: MARISA AVELINO / Fotos: KÁTIA VIOLA

O Lagoa Business Center voltou a receber, recentemente, mais uma sessão de Business Coaching promovida pela Academia de Negócios ActionCOACH. A reunião teve como temática ‘Liderança e Trabalho de Equipa’ e juntou um grupo de dez empresários, entre os quais uma ‘coach individual’ (life coach), Maria do Céu Vinagre, com o objetivo comum de fazer com que cada negócio seja um sucesso. Esta foi a décima sessão, que integra um conjunto de 12, de duas horas e meia cada, num programa quinzenal, todas com objetivos diferentes, disponibilizando vários temas dedicados aos negócios, direcionadas para encaminhar “os empresários a obter resultados incríveis”. Hélder Gonçalves, ‘business coach’, é o responsável por dirigir as sessões onde, por vezes, estão presentes empresas convidadas a dar o seu contributo ao grupo de negócios.

As temáticas abordadas em cada sessão foram planeadas antecipadamente e procuram ir de encontro às necessidades de cada empresário. “Foram auscultados os temas que poderemos desenvolver para criar um negócio ideal e de excelência nas empresas”, explica Hélder Gonçalves, em declarações à Algarve Vivo, acrescentando que “aquilo que é apresentado neste formato da academia são as reais necessidades em todas as áreas, a nível de equipa, da área financeira, de controlo do tempo, que são complementares para que o negócio coexista de uma forma mais dinâmica e mais sólida”.

FERRAMENTAS PARA O SUCESSO

O ‘coaching’ de negócios dirige-se a todos os interessados que queiram ter um negócio a 100%, permitindo sinalizar problemáticas existentes que impeçam o desenvolvimento com êxito, nas mais variadas vertentes, determinando objetivos e adquirindo as ferramentas adequadas para que as metas, estabelecidas pelos empresários, sejam atingidas. “Na própria academia temos, também, as chamadas diversões que são trabalhos para cada empresa (TPEs). Estas vão ocupar, aproximadamente, uma semana e meia até chegar à sessão seguinte em sala onde temos, posteriormente, o ‘coaching’ via skype, durante cerca de meia hora a 45 minutos, sobre essas diversões que foram recomendações para serem executadas, adaptadas às necessidades das empresas naquele momento”.

ACADEMIA COM CERTIFICAÇÃO

“É a 10.ª sessão em que participo. Tenho um acompanhamento de ‘coaching’ com o objetivo de angariar mais clientes e aumentar o volume de vendas. Descobri que tenho de ser mais proativa, ver e assumir onde tenho de mudar, partilhou Deize Serrano, diretora da CNERGIA, estúdio de design e comunicação, em Lagos, sobre a sua experiência no ‘coaching’ empresarial. “O balanço é positivo. Ao nível pessoal sinto que estou mais motivada. Encaro as dificuldades de outra maneira. Tem sido uma aventura”, concluiu.

A Academia de Negócios tem um ciclo de sessões no Lagoa Business CentER há 5 anos. A sua certificação é recente, embora ainda esteja em processo de avaliação final. Existe umaacreditação por parte da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) – Certificação de Entidades Formadoras –, o que possibilitará a continuação do desenvolvimento do trabalho de grupo. “A partir deste ano já estamos com todas as academias certificadas mesmo”, frisou Hélder Gonçalves.

A Academia de Negócios trata-se de um programa de ‘coaching’ com um conjunto de conteúdos direcionados para “melhorar cada negócio e que constrói uma estrutura sólida nas empresas através de todas as chaves fundamentais para negócios de sucesso”. É de referir, ainda, que no programa em causa estão também incluídos dois Planos Trimestrais (GrowthCLUB), duas sessões ‘Follow Up’ (uma após cada plano trimestral) e, finalmente, uma análise de perfil comportamental.

Para mais informações, os interessados podem contactar o responsável Hélder Gonçalves através do seguinte endereço eletrónico heldergoncalves@actioncoach.com.

 

You may also like...

Deixar uma resposta