“Sinfonia Clássica” no Auditório Municipal de Lagoa

Sinfonia_Clássica

No âmbito da sua programação cultural, a Câmara Municipal de Lagoa apoia o concerto da Orquestra Clássica do Sul agendado para 6 de novembro, às 21h30, no Auditório Municipal, onde serão interpretadas obras de Ibert, Mozart e Salieri, no âmbito do ciclo de programação “A Sinfonia Clássica”, dirigido pelo maestro Titular Rui Pinheiro.

O género de sinfonia, na sua origem, começou por ser uma pequena peça instrumental em estilo improvisado, durante o século XVII estabeleceu-se, em Itália, como uma forma em três andamentos que precedia normalmente uma ópera. No século XVIII, os compositores da chamada escola clássica vienense cristalizaram a sinfonia como uma forma independente em quatro andamentos, que veio a tornar-se no veículo por excelência da música clássica.

Algumas das obras que marcaram esta evolução serão apresentadas pela Orquestra Clássica do Sul, que pretende levar a sua música às regiões do Algarve, Alentejo, Península de Setúbal e Andaluzia (Espanha), através de uma programação diversificada e de elevada qualidade artística.

Tem como fundadores, além do Turismo do Algarve e da Universidade do Algarve, as autarquias de Albufeira, Faro, Lagos, Loulé, Portimão e Tavira, ao passo que os municípios de Alcoutim, Castro Marim, Lagoa, Olhão, Redondo, S. Brás de Alportel, Silves, Vila Real de S. António e Vila do Bispo e a Universidade de Évora se tornaram, entretanto, associados.

Composta por músicos de doze nacionalidades, selecionados em concurso público internacional, realiza concertos de música de câmara, ópera, promenade (destinados às famílias), ‘workshops’ e ‘masterclasses’.

Aposta também numa forte ação pedagógica e educativa junto de camadas escolares, alcançando novos públicos e apresenta ciclos de concertos com maestros e solistas nacionais e internacionais, numa programação que inclui obras do barroco ao contemporâneo, para além dos tradicionais concertos em ocasiões festivas.

Na sua temporada 2015 apresenta uma programação diversificada, tanto nos reportórios, como nas propostas para diferentes públicos, onde o património musical erudito, que é a sua essência, se cruza com outras vertentes artísticas e pretende sobretudo criar os espaços para que seja uma instituição dinamizadora na criação de oportunidades para jovens músicos, compositores e maestros.

Atualmente, conta com Rui Pinheiro como maestro titular, John Avery como maestro associado e Cesário Costa como principal maestro convidado.

You may also like...

Deixar uma resposta