Startup Portimão já abriu portas no Autódromo

Teve lugar nesta quinta-feira, 10 de agosto, a inauguração da Startup Portimão, incubadora de empresas que representa o mais recente projeto promovido pela Câmara de Portimão, tendo por parceiros o Autódromo Internacional do Algarve e a Territórios Criativos – entidade que estará no terreno a prestar apoio aos empresários.

Localizada num edifício do Autódromo Internacional do Algarve, a Startup estende-se por dois pisos, por onde se distribuem seis gabinetes de trabalho, duas salas de reuniões e uma sala de formação.

Para Isilda Gomes, presidente da autarquia promotora, a abertura da Startup Portimão “é a concretização de um sonho”. “Isto é o resultado de uma conjugação de várias vontades e da determinação do Paulo Pinheiro, da Territórios Criativos, da Câmara e dos seus trabalhadores, que nos últimos dias estiveram aqui muitas horas para que tudo estivesse pronto”, afirmou a autarca.

A presidente divulgou na ocasião que o Vai e Vem irá começar a passar pelo Autódromo, estendendo uma das suas linhas, que atualmente chega à localidade da Pereira. Estarão em estudo outras situações na área da mobilidade, que possam ser apresentadas pelas empresas que se quiserem instalar na nova estrutura.

A edil de Portimão lançou um repto aos presentes: “Queremos aqui muitos jovens empresários e empreendedores. E se forem mais de 30, arranjaremos ideias para a expansão deste espaço.”

ESPAÇO GRATUITO

Outro parceiro da StartUp é a Parkalgar, representado por Paulo Pinheiro, administrador desta empresa, o qual sublinhou que esta entidade “não recebe um tostão” com a cedência do espaço para esta iniciativa. Os dois pisos do complexo do circuito foram cedidos a título gratuito, em regime de comodato.

Na sua intervenção, Paulo Pinheiro lembrou que a estrutura já é utilizada, ao longo de todo o ano, por empresas mundiais, algumas delas na linha da frente da inovação, para testarem os seus produtos, nomeadamente ao nível dos automóveis e das motos, esperando que possa existir cooperação entre as marcas estrangeiras e os empresários locais a trabalhar no novo espaço.

O administrador referiu mesmo o exemplo de uma empresa na área da imagem, que se deverá instalar em breve na Startup Portimão e que “vai trabalhar para os nossos clientes.”

VIRADA PARA AS CIDADES INTELIGENTES

A estrutura agora inaugurada será direcionada para as ‘cidades inteligentes’, nas áreas da energia, mobilidade, turismo, governança e qualidade de vida. Segundo Luís Matos Martins, da Território Criativos, “como uma incubadora não são só paredes”, o objetivo é atrair ‘startups’ e empreendedores, bem como empresas e empresários. “O que queremos fazer é pôr todo o ecossistema a funcionar, juntando pessoas que estão a começar, mas também empresários com mais experiência”. “Só assim se conseguirá criar redes para criar negócios”, acrescentou.

Quanto à localização da incubadora, fora do centro da cidade de Portimão e numa zona mais periférica, aquele responsável sublinhou a importância de tirar partido das “muitas sinergias que podem ser desenvolvidas com o Autódromo.“

Luís Matos Martins anunciou também que a incubadora está já a tratar da sua certificação, para que possa passar a atribuir ‘vouchers’ de incubação e outros apoios para as novas empresas. A estrutura vai ainda promover programas de formação para os seus membros e eventos e iniciativas, voltadas para o interior e para o exterior.

A Startup Portimão está desde já aberta a candidaturas de empreendedores, tendo como parceiros institucionais o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e o Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Durante a inauguração, foram vários os empreendedores que demonstraram interesse em instalar-se na Startup Portimão e usufruir de todas as suas vantagens. Na próxima segunda-feira, dia 14 de agosto, irão realizar-se as primeiras entrevistas.

Para mais informações, os interessados devem contactar o seguinte endereço eletrónico: geral@startupportimao.pt.

You may also like...

Deixar uma resposta