Videomapping, futsal e música ao vivo atraem pessoas ao centro

Um dos grandes atrativos da animação em Portimão será a sessão de ‘videomapping’, a 16 e 17 de agosto, às 21h30, 22h30 e 23h30, projetada na fachada da Igreja do Colégio, num espetáculo de cor e imagem. Será a oportunidade de repetir a experiência, desta vez, ao ar livre, da gala de inauguração de Portimão Cidade Europeia do Desporto, que contou com o maior espetáculo do género num recinto coberto em Portugal.

Esta é, contudo, apenas uma das propostas que pretende levar as pessoas ao centro da cidade, pois no fim de semana seguinte as duas autarquias locais desafiam a que a população assista ao Festival de Acordeão João César, no dia 24 de agosto, a partir das 21h30, na Alameda, numa homenagem ao acordeonista do concelho.

Outra estreia será a primeira edição do ‘Live and Loud Fest powered by Marginália’, que decorrerá a 28 e 29 de agosto. Segundo o empresário Paulo Filipe, responsável pelo espaço situado na Rua Arco Maravilhas, a ideia é levar para a Alameda a música ao vivo que costuma animar aquele espaço noturno.

“Esta ideia surgiu de um desafio da ‘malta’ que estava uma noite na Marginália para fazermos uns concertos na Alameda. É que, às vezes, o bar torna-se pequeno para certos concertos”, contou. E do repto à concretização foi apenas um passo. Assim, nas duas noites de Verão, as propostas são para ouvir ao ar livre, com a chancela da Marginália, os ‘The Knight Riders’, uma banda de tributo aos anos 80, no dia 28 de agosto, e, no dia seguinte, os ‘One Vision’, um grupo de tributo aos Queen, que já tem mais de vinte anos a atuar em Portugal. A festa de animação do Verão portimonense termina com o desporto, sendo o auge o R10 Street Futsal, entre 4 e 8 de setembro. Segunda a autarquia haverá uma dinâmica associada à competição que permitirá que as equipas se inscrevam.

Os eventos a decorrer na Praça da República fazem parte de uma “dinâmica importantíssima. Temos que criar atratividade e, muitas vezes, não é fácil. Os nossos comerciantes queixam-se de que há pouca gente a visitar o centro e encontram-se 1001 desculpas. É bom que sejamos capazes de identificar as razões e ajudar a encontrar as soluções”, defende Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, que em conjunto com Álvaro Bila, presidente da Junta de Freguesia local, promovem estas iniciativas.

Para a autarca, uma das questões levantadas pelos comerciantes é o facto de serem organizadas poucas atividades. Por esta razão, “aqui está uma série de iniciativas que trará mais gente ao centro e que fará com que os cidadãos entrem no comércio local, porque todos sabemos que a atratividade se mede sobretudo pelo número de pessoas que visitam e entram nos espaços. Até podem nem comprar logo de imediato, mas vão ver, e mais tarde voltar”, conclui.

Além do centro, na zona ribeirinha será ainda promovido o Festival da Sardinha, entre 7 e 11 de agosto, com Amor Electro, Bárbara Bandeira, Marco Rodrigues, C4 Pedro e Expensive Soul. A festa começa um dia antes, a 6 de agosto, com uma reconstituição histórica da “descarga da sardinha” que, há 40 anos, era uma realidade naquela zona.

CED com 50 mil participantes

Até final de setembro, Portimão continua a ter muito para oferecer a residentes e turistas, proporcionando uma agenda dirigida às famílias, com propostas para todos os gostos e idades, do desporto à cultura, sem esquecer as tradições locais e a diversão, sempre com a Cidade Europeia do Desporto (CED 2019) como referência.

Aliás, segundo Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal, entre 18 de janeiro e final de junho, “já tiveram lugar 60 modalidades, 315 eventos, 856 notícias e 52230 participantes”, quando a estimativa era “de 40 mil participantes. Isto significa que a CED não só está a projetar o desporto, como está a projetar o Município de Portimão”.

O International Masters Futsal, entre 22 e 25 de agosto, e a Taça do Mundo de Ginástica Rítmica e Torneio Internacional de Portimão, de 1 a 8 de setembro, ambos no Portimão Arena, além do Campeonato do Mundo de Superbike, agendado para 5 a 8 de setembro, e da etapa inicial da Clipper Round of the Word Yatch Race que, de 8 a 15 de setembro, escalará a Marina de Portimão, são algumas das propostas.

A Área Desportiva da Praia da Rocha será palco da Shark Race, entre as 20h00 e as 22h00 de 10 de agosto, cujos percursos compreendem as distâncias de 8 (corrida) e 4 quilómetros (caminhada), bem como de uma etapa do Campeonato Nacional de Futevólei. 

De 17 a 25 de agosto poderá ser visitado na Marina de Portimão o Vaivém Oceanário, no qual será possível conferir o impacto do ser-humano no maior ecossistema do nosso planeta (das 11h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00).

As propostas desportivas passam ainda pelo Autódromo Internacional do Algarve de 5 a 8 de setembro com uma etapa do Campeonato do Mundo de Superbike, enquanto na nova pista do Parque da Juventude de Portimão disputar-se-á a 8 de setembro o Campeonato Regional de BMX Race.

Já a Marina de Portimão será, entre 8 e 15 de setembro, a primeira paragem do Clipper Round the World Yatch Race, aventura não competitiva de 40 mil milhas náuticas em que participam 11 equipas e um total de 700 tripulantes. No mesmo mês, de 12 a 15, no ‘green’ do Morgado Golf Resort decide-se o 57º Open de Portugal.

Durante os quatro dias e noites de 12 até 15 de setembro, Portimão será ainda o cenário do BPM Festival, um dos melhores certames de música eletrónica, com djs de ‘underground house’ e ‘techno’ em palcos à beira-mar, discotecas e recintos espalhados pela cidade.

A autarquia destaca ainda o 2º Aquatlo O2 (8 de setembro na Praia da Restinga), o Festival do Berbigão (dias 14 e 15 no Polidesportivo da Figueira) e o Passeio Anual de Bicicletas Antigas (dia 15 em Portimão).

You may also like...

Deixar uma resposta