Videovigilância vai monitorizar Praia da Rocha

Foi aprovado há dias, um protocolo de cooperação a celebrar entre a Câmara de Portimão e a Polícia de Segurança Pública (PSP), com vista à instalação de um sistema de videovigilância na zona da Praia da Rocha.

O projeto em causa tem como objetivo auxiliar a PSP na manutenção da segurança e ordem pública, contribuindo para a prevenção da prática de crimes e aumentando significativamente o sentimento de segurança da população residente e dos visitantes da cidade.

A presidente da Câmara, Isilda Gomes, congratula-se com a aprovação do protocolo, que assume como “prioritário na prevenção da criminalidade” e que espera poder “entrar em funcionamento o mais rapidamente possível”.

Dados os prazos legais existentes para a aquisição do equipamento o mesmo ainda não estará disponível durante este Verão, mas a autarquia estima que poderá entrar em funcionamento mais para o final do ano.

O valor total do investimento ainda não é conhecido, uma vez que depende do número de câmaras que a PSP venha a indicar como necessárias após ter realizado uma análise no terreno. Porém, a edilidade portimonense garante que haverá disponibilidade financeira, independentemente do número que a PSP venha a indicar, porque “a segurança não tem preço”, sublinha Isilda Gomes a propósito desta problemática.

A presidente faz, ainda, questão de dissuadir os receios daqueles que veem a videovigilância como uma invasão da privacidade dos cidadãos, garantindo que “só a PSP terá acesso às imagens, em tempo real” e que espera poder contar com o apoio do Governo e o aval da Comissão Nacional de Proteção de Dados para esta iniciativa.

O sistema de videovigilância poderá ser alargado a outros pontos do concelho, nomeadamente ao centro da cidade de Portimão e à zona ribeirinha de Alvor, caso haja disponibilidade financeira.

You may also like...

Deixar uma resposta