Portimão vai ser capital da filatelia portuguesa
É inaugurado nesta quinta-feira, 16 de novembro, o maior certame filatélico realizado este ano em Portugal, na forma da 26ª Exposição Filatélica Nacional Portimão 2017 e da Algarpex-2017 – Exposição Filatélica do Algarve.
De entrada livre, o certame vai decorrer no Portimão Arena, organizado pela Associação Filatélica Alentejo-Algarve, com o patrocínio dos Correios de Portugal, da Federação Portuguesa de Filatelia e da Câmara Municipal de Portimão.
Este evento filatélico competitivo reúne cerca de 400 quadros expositores, 90 coleções de 60 filatelistas portugueses. Já a Algarpex 2017, certame participativo, juntará em cerca de 200 quadros coleções de filatelistas residentes e nascidos no Algarve. Para apreciar as participações desta exposição e atribuir as respetivas medalhas de ouro, vermeil, prata e bronze, a Federação Portuguesa de Filatelia nomeou um conjunto de sete filatelistas como jurados do certame: António Cristovão, Nuno Cardoso, Raul Leitão, João Soeiro, Eduardo de Sousa e José Manuel Pereira.
Estarão presentes cerca de 150 metros quadrados de superfície de selos, ou seja, 2400 exemplares, que poderão ser vistos até 19 do corrente.
Em paralelo aos certames, nos dias 18 e 19 de novembro vai decorrer no Portimão Arena a FICA – Feira Internacional de Colecionismo, em que participam comerciantes de diversos países europeus. No recinto estarão presentes ‘stands’ de diversos clubes e associações de filatelistas do país, além dos dos CTT, da organização e da Federação Portuguesa de Filatelia.
Para assinalar este evento filatélico, os Correios de Portugal vão criar quatro carimbos comemorativos, um para cada dia da exposição: a 16 novembro será o carimbo do Dia do Mar, a 17 é o carimbo do Dia do Museu, a 18 vai ser o carimbo do Dia da Conserva e por fim, em 19 de novembro é o carimbo do Dia da Operária Conserveira.
Os selos são dedicados ao tema da pesca e representam uma homenagem ao Museu de Portimão. De referir que os quatros carimbos serão apostos no Posto de Correios a funcionar no local.
De entre as várias atividades a decorrer com o intuito de dinamizar o mundo da filatelia, haverá uma Exposição de painéis sobre pescas pelo Museu de Portimão e atividades do Clube de Xadrez de Portimão. No dia 17 de novembro, irão ter lugar visitas guiadas à exposição por cerca de 500 alunos das escolas de Portimão. No dia 18 de novembro, pelas 16h00, irá decorrer uma palestra no auditório do Portimão Arena subordinada ao tema ‘Cancro – A Comunicação através da Filatelia’. por Carlos Freire de Oliveira, da Universidade de Coimbra, a convite da secção filatélica do Lions Clube Portimão.