Época de incêndios: Loulé registou diminuição de área ardida
A Comissão Municipal da Defesa da Floresta Contra Incêndios do Município de Loulé fez um balanço positivo da época de incêndios rurais no concelho durante este ano, tendo em conta a área ardida ter sido de 12 hectares, um dos números mais baixos desde 2004.
O balanço foi feito na reunião presidida pelo presidente da autarquia, Vítor Aleixo.
Segundo os participantes na reunião, a redução da área ardida deve-se a um conjunto de fatores, nomeadamente ao reforço dos meios e equipamentos disponíveis, ao aumento da vigilância e da prevenção, e ao empenhamento de todas as entidades envolvidas.
Entre os meios reforçados estão o protocolo com o Regimento de Infantaria N.º 1 do Exército Português, com a GNR com veículo 4 x 4, e 2 motas e o patrulhamento a cavalo.
Apesar de a área ardida ter sido reduzida, Vítor Aleixo afirmou que é preciso continuar a trabalhar na prevenção dos incêndios, uma vez que os períodos de seca serão cada vez maiores.
“Temos de continuar a apostar em recursos humanos e nos meios, de forma a mitigar os efeitos das alterações climáticas e, por consequência, os incêndios rurais”, disse o autarca.