15 novos fogos atribuídos pela Câmara de Albufeira
A Câmara de Albufeira realizou, no passado dia 14 deste mês, o sorteio para a atribuição de 15 novos fogos de tipologia T2 e T3, localizados em Paderne. Trata-se de habitações em regime de renda convencionada, sendo os valores inferiores aos preços médios praticados no mercado de arrendamento privado.
“Mais uma etapa de um longo percurso” referiu o presidente da câmara, José Carlos Rolo, no sorteio da 2.ª fase de atribuição dos últimos fogos do Complexo Habitacional da Ladeira da Fonte, em Paderne. Refira-se que as primeiras 25 habitações, do total de 40 que integram o referido Complexo Habitacional, foram entregues em maio de 2023.
“O objetivo é continuar a investir mais. Faltam muitas casas em Albufeira, nomeadamente, para médicos, professores, pessoas que trabalham em serviços ligados ao turismo, hotelaria, restauração e construção civil, o que dificulta a vinda de trabalhadores para a região”, disse o autarca.
José Carlos Rolo acrescentou que já se iniciaram alterações ao PDM – Plano Diretor Municipal, o que vai garantir o “aumento da construção de novos fogos” mas que este é, também, “um processo moroso devido aos meses de estudo do território e de construção”.
A construção dos 40 fogos pertencentes ao Complexo Habitacional da Ladeira da Fonte envolveu um investimento de aproximadamente 4,6 milhões de euros, a que se somaram 115 mil euros para os arranjos exteriores e 27 mil euros para a execução do projeto.
Por outro lado, foram submetidas, em março, duas candidaturas ao “Programa de Apoio ao Acesso à Habitação”, referentes ao Complexo Habitacional das Fontainhas e ao Complexo Habitacional da Quinta dos Barros, nos Caliços, com vista a construção de cerca de 90 fogos.