15º FIESA evoca as sete principais artes

Até 31 de outubro, evento apresenta peças relacionadas com diferentes artes e conta, paralelamente, com diversos espetáculos musicais e dança.

Texto: Rui Pires Santos / Foto: Kátia Viola

O FIESA (Festival Internacional de Esculturas em Areia) assinala em 2017 a sua 15ª edição, uma data histórica que comprova o sucesso e a importância que este evento conquistou no Algarve.

Ponto de passagem obrigatório para turistas e residentes e situado próximo da localidade de Pêra, no concelho de Silves, surge este ano com várias novas esculturas associadas do mundo da arte. O  evento foi inaugurado a 1 de abril, integrado num novo conceito de ‘cidade de areia’ em que os visitantes podem desfrutar de novas experiências durante a vista à exposição, como realizar ‘workshops’ de várias artes, assistir a espetáculos num palco de areia de 360º, fazer visitas guiadas ou relaxar num spa de icteoterapia.

A exposição deste ano faz um tributo a sete artes e muitas outras formas de expressão artística, apresentado um conjunto interligado de mais de 80 cenas que ilustram o teatro, a dança, a música, a literatura, a arquitetura, a pintura, a escultura, o cinema, a banda desenhada, a fotografia, a televisão, o design, o artesanato e a gastronomia.

Na mostra foram esculpidos quadros de Picasso, Dali e parte de um afresco de Miguel Ângelo em três dimensões, cenas de filmes, heróis da animação infantil e da música, bem como o cineasta Manuel de Oliveira e o escritor José Saramago.

VÁRIOS EVENTOS

Para celebrar a 15ª edição, estão preparados cerca de 30 espetáculos a realizar até 31 de outubro, que passam pela dança, música e concertos. Tal como anos anteriores, são esperados cerca de 150 mil visitantes.

Em declarações à Algarve Vivo, Alper Alagoz, mentor do projeto, mostrou-se satisfeito e orgulhoso pelo percurso realizado: “Nunca esperei chegar aqui. Olhando para 2003, o ano em que começámos, nunca imaginei que iríamos ter este sucesso.” “Estou orgulhoso e emociono-me quando vejo as pessoas saírem maravilhadas. Isso deixa-me feliz”, salientou.

MUDANÇA PARA LAGOA

Há três anos que o FIESA tem prevista a mudança para o concelho de Lagoa, nomeadamente para um terreno junto à EN125, em frente à antiga Escola Internacional, agora ‘Nobel School’, onde passará a ter a designação de ‘Sand City’ (Cidade de Areia).

Alguns problemas burocráticos têm impedido esse objetivo, mas tudo aponta que em 2018, com melhores condições e maior espaço, será no novo local que todos poderão apreciar as esculturas, “num projeto muito mais abrangente e envolvendo outras artes”, segundo Alper Alagoz.

You may also like...

Deixe um comentário