Município de Lagoa promove atividades de educação ambiental
O Município de Lagoa celebra, de 20 a 27 de maio, a Semana da Biodiversidade, com o objetivo de assinalar o Dia Internacional da Biodiversidade.
O Dia Internacional da Biodiversidade celebra-se no dia 22 de maio, para alertar para a necessidade e importância da conservação da diversidade biológica.
Na edição de 2023, estão previstas atividades de educação ambiental noturnas e diurnas, de carácter formativo (formação creditada), e informativo (Oficinas da Biodiversidade), de formato online e presencial, em horário laboral e pós-laboral, de modo a poder alcançar todos os interessados e amantes do ambiente, de perto e de longe e sensibilizar toda a comunidade civil.
O programa é o seguinte:
- 20 de maio (sábado), das 09h00 às 22h30 – Curso teórico-prático de Observação de Anfíbios – Uma Ferramenta de Educação Ambiental, com Ivo Rosa e Hélder Pereira (GeoWalks & Talks), no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade. Local: Parque Municipal do Sítio das Fontes. Inscrições aqui;
- 23 de maio (terça-feira), das 17h30 às 19h30 – Oficina “Evolução da vida na Terra à luz da Paleontologia” (Formato on-line), com Hélder Pereira (GeoWalks&Talks). Local: Plataforma On-line ZOOM. Inscrições aqui;
- 24 de maio (quarta-feira), das 16h00 às 20h00 – Oficina de Ilustração Científica – Técnica da Aguarela (Formato On-line), com Ana Rita Afonso, no âmbito da comemoração do Dia Europeu dos Parques. Local: Plataforma On-line ZOOM. Inscrições limitadas a um máximo de 12 Participantes. Inscrições aqui;
- 27 de maio (sábado), das 20h00 às 00h00 – Criaturas na Noite 2: À Descoberta das Aves Noturnas, com Pedro Cardia Lopes. Local: Parque Municipal do Sítio das Fontes. Inscrições aqui.
Segundo nota de imprensa da autarquia de Lagoa, esta oferta formativa na área do ambiente e da literacia ambiental pretende reforçar o compromisso do município no cumprimento e promoção dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para concretização da Agenda 2030. Destes, destacam-se o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos (ODS 4); contribuir para cidades e comunidades mais seguras, resilientes e sustentáveis (ODS 11); tomar iniciativas ao nível do clima, de modo a promover a mitigação das alterações climáticas (ODS 13); promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, e gerir de forma sustentável as florestas, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade (ODS 15); e revitalizar as parcerias para o desenvolvimento sustentável (ODS 17).
Os interessados em obter mais informações sobre as atividades podem usar o número 96 131 8422 ou o e-mail sitio.fontes@cm-lagoa.pt.