500 crianças das escolas de Loulé deslumbram-se com ‘ O Convidador de Pirilampos’

Meio milhar de crianças do 1.º ciclo de escolas do concelho de Loulé desfrutaram, ao longo de quatro sessões, de uma experiência única com o espetáculo multidisciplinar “O Convidador de Pirilampos”, do prestigiado ilustrador, cartoonista e performer visual António Jorge Gonçalves, em estreia a sul do país no palco do Cineteatro Louletano, durante os dias 11 e 12 de fevereiro. 

Resultado de uma parceria entre o espírito poético de Ondjaki e a inventividade de traços, linhas e cores de António Jorge Gonçalves, esta criação fala de um menino que inventa, por exemplo, um “aumentador de caminhos” e um “convidador de pirilampos”. E pelo caminho aprende a ser amigo do escuro.

Foi emocionante ver a reação de espanto, curiosidade e deslumbramento dos mais pequenos (mas também dos seus educadores) perante a beleza, poeticidade e delicadeza desta singular proposta feita a quatro “vozes”: a encenação e desenho ao vivo de António Jorge, a narração da atriz Cláudia Semedo, as paisagens sonoras do clarinetista José Conde e as imagens em retroprojetor de Paula Delecave. Um sonho sonhado em palavras, imagens e sons, num palco coberto por uma escuridão assustadoramente bonita.

No final de cada sessão houve conversa com a equipa artística e o público, tendo os alunos colocado diversas questões sobre a forma como eram geradas as imagens, sobre a criação da música ao vivo, sobre o enredo da história, sobre as personagens mais marcantes e enigmáticas/curiosas e/ou sobre as sensações que o espetáculo causou, tendo um dos alunos subido mesmo ao palco para abraçar os artistas em forma de tocante agradecimento. Um outro aluno, em dia de aniversário, foi mesmo desafiado por António Jorge a tomar o seu lugar e a desenhar digitalmente algumas imagens, noutro dos momentos mais emotivos destes dois dias de apresentações.

O Cineteatro Louletano continua apostado em reforçar os laços com a comunidade escolar e em fomentar também a mediação no domínio das artes performativas (teatro, música, dança, multidisciplinar), apresentando propostas diferenciadoras que proporcionem experiências efetivamente inquietantes e transformadoras para os vários públicos, com especial incidência no campo da Arte para a Infância. 

O Cineteatro manifestou desde logo o seu profundo agradecimento e reconhecimento ao coletivo de artistas pela qualidade superior deste trabalho, mas também pelo seu entusiasmo e generosidade para com o público, bem como aos educadores e alunos que aceitaram o convite daquele equipamento. Foram dias felizes, daqueles que ficam dentro de todos os envolvidos como aquela “pequenina luz bruxuleante” de que falava o poeta Jorge de Sena.

You may also like...

Deixe um comentário