925 mil euros renovam Avenida Afonso Henriques em Portimão
Texto e fotos: Ana Sofia Varela
A intervenção que está a decorrer na Avenida Afonso Henriques, na zona baixa da cidade de Portimão, implica diversos condicionamentos de trânsito, mas numa altura em que ainda faltam algumas semanas para o desconfinamento total da população devido à COVID-19 e sem turismo, a Câmara Municipal decidiu continuar com o investimento de 925 mil euros. As alterações ao trânsito automóvel não causam o impacto substancial que é costume quando a cidade está em pleno.
Assim, a primeira fase que se iniciou a 17 de fevereiro, abrange a zona da Avenida entre o ‘stand’ da Volvo e o edifício da Segurança Social. Entretanto foi começada a obra entre a Rua Gonçalo Nascimento e a Rotunda das Operárias Conserveiras, junto ao Clube Naval de Portimão.
Ao mesmo tempo, iniciou-se a empreitada junto à rotunda do ‘sapal’, no Largo Heliodoro Salgado, o que leva ao constrangimento no acesso ao parque de estacionamento subterrâneo, cuja entrada será requalificada. A Rua Pé da Cruz, a Rua Heliodoro Salgado e a Rua João Menezes são as vias que estão a ser arranjadas, prosseguindo depois a empreitada com mais fases noutras localizações à medida que estas sejam terminadas.
A obra só estará pronta na totalidade em meados de outubro deste ano, pois tem uma duração prevista de 240 dias, mas renovará por completo toda aquela zona da cidade. Isto porque serão colocados novos estacionamentos e passeios na avenida, com plantação de árvores. A estrada será asfaltada, substituindo a antiga calçada e serão reformuladas também todas as infraestruturas de águas, esgotos e pluviais pela Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP).