Encontro Internacional ‘Poesia a Sul’ teve a maior adesão de sempre
Durante dez dias, Olhão foi mais uma vez a capital dos poetas, através do 3º Encontro Internacional ‘Poesia a Sul’, que levou a vários espaços da cidade cubista alguns dos melhores nomes nesta área.
Com uma participação por parte do público cada vez maior, o evento literário foi organizado pelo Município de Olhão e comissariado pelo poeta Fernando Cabrita, culminando no passado domingo, 12 de novembro.
Os Paços do Concelho, o Auditório Municipal, a Biblioteca Municipal José Mariano Gago, o Museu Municipal – Edifício do Compromisso Marítimo, a Galeria Sul, Sol e Sal, os mercados municipais e o caíque ‘Bom Sucesso’ foram apenas alguns dos espaços que receberam o Poesia a Sul mais internacional de sempre, com a presença de convidados de Marrocos, Cuba, Espanha, Brasil, República Dominicana, França, Irlanda, México, Porto Rico, Holanda, Vietname, Turquia, Argentina, Chile, Venezuela e Portugal.
A lista de participantes, mais de meia centena de poetas, músicos, professores, conferencistas e tradutores, vindos de 16 países, representou, mais uma vez, uma oportunidade de divulgação da poesia contemporânea internacional e de contacto direto do público com os escritores que a criam e produzem.
Em termos de programação paralela, muitos foram os pontos de interesse, com destaque para eventos musicais, exposições e visitas dos poetas participantes às escolas do concelho, para encontros com os alunos.
A edição de 2017 do Encontro Internacional ‘Poesia a Sul’ ficou também marcada pelo estabelecimento de parcerias com dois congéneres de reputação mundial – o Festival Internacional de Poesia de Marraquexe, um dos mais importantes certames literários de Marrocos, e o Encontro Literário Internacional Verso Adentro, de Aracena, Espanha.
A quarta edição do ‘Poesia a Sul’, que ocorrerá em 2018, antevê-se já de consolidação e crescimento, com poetas de países como Japão, Panamá e Porto Rico a terem já manifestado o seu interesse em participarem no evento.