Albuhera & Raquel Peters dão concerto de ano Novo em Albufeira
No próximo sábado, 19 de janeiro, pelas 21h30, o Auditório Municipal de Albufeira apresenta o tradicional Concerto de Ano Novo com o grupo Albuhera & Raquel Peters. Os bilhetes estão à venda pelo valor de 5,00€ e podem ser adquiridos na Câmara Municipal no CIAC e Biblioteca Municipal Lídia Jorge, nos dias úteis (9h00-13h00/ 14h00-16h00), e no próprio dia do espetáculo no Auditório Municipal, das 19h30 às 21h15. Para mais informações e reservas, contactar através do telefone: 289 599 645.
A tradição de haver um concerto no primeiro dia do ano remonta a Viena de 1939, com o repertório, na altura, a incluir apenas composições de John Strauss II. Como nem todos os europeus se podem deslocar a Viena, a partir de então todas as cidades passaram a saudar o Ano Novo com música.
Em Albufeira, a voz inigualável de Raquel Peters, juntamente com os Albuhera, prometem saudar 2019 com um momento musical repleto de magia e esperança no novo ano.
Grupo de música tradicional portuguesa, os Albuhera privilegiam a fusão de sonoridades com grande incidência no fado, a sua raiz, recebendo igualmente influências de géneros musicais oriundos de outras culturas. A reunião de instrumentos de características completamente diferentes – guitarra portuguesa, viola clássica, baixo acústico, piano/teclados, acordeão, bateria/percussões, violino e vozes confere originalidade ao ambiente musical e permite uma nova abordagem dos temas. Por outro lado, as diferentes vivências musicais dos elementos do grupo, do Jazz à Música Clássica e do Pop/Rock ao Fado manifestam-se nas interpretações e criam a surpresa de ambientes e contextos no revisitar de temas clássicos e na construção de inéditos.
Raquel Peters, por sua vez, tem um percurso firmado no mundo da música. Deu os primeiros passos como cantora aos 12 anos, idade com que participou e venceu concursos de fado em Albufeira, Lagos, Portimão, Vila do Bispo e Loulé. O seu curriculum integra cerca de 10 anos de estudos musicais nas disciplinas de canto, piano e formação musical nos Conservatórios de Música de Faro e de Albufeira, tendo chegado a gravar um álbum como elemento do Grupo Coral de Música Tradicional Portuguesa do Conservatório de Albufeira, onde interpretou como solista os temas “Amália” e “Mãe Preta”. O seu talento levou-a além- fronteiras, tendo passado pelo Brasil, Cabo Verde, França e Espanha. Entre várias participações o seu nome ganhou notoriedade a nível nacional em 2005, quando com 21 anos venceu em Lisboa a Grande Noite do Fado. Em 2007, acompanhou como artista convidada a digressão a Portugal (que passou por Albufeira) da cantora argentina Marisa Santos, uma artista ligada ao flamenco, ao tango e ao folclore argentino. Com 23 anos foi convidada para gravar o single “Hasta Luego” da Pedro Frias Band, participando nos concertos da banda, inclusivamente no DVD gravado ao vivo em Lagoa.