Caminhada junta cerca de 900 pessoas no concelho de Lagoa
Cerca de 900 pessoas responderam ao desafio do Município de Lagoa e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e participaram na emblemática Marcha/Corrida do Sítio das Fontes em Estômbar.
A prova incluiu 2 percursos, de 4,5 Kms e 9 Kms respetivamente, que os participantes, oriundos de vários concelhos do Algarve, cumpriram a marchar ou a correr, durante a manhã de domingo, 3 de fevereiro.
Esta é primeira de três iniciativas do género já confirmadas para Lagoa em 2019. As próximas estão agendadas para 26 de maio em Ferragudo e 2 de junho em Porches.
A partida para esta prova de 3 de fevereiro, contou com as presenças do Diretor Regional do IPDJ, Custódio Moreno e do Vice-Presidente do Município de Lagoa, Luís Encarnação. Aconteceu junto ao auditório do Sítio das Fontes, um local bem conhecido pela sua beleza natural.
Na saudação de boas vindas, Luís Encarnação, deixou um alerta: “Segundo dados recentes divulgados pela Direção Geral de Saúde, aumentou nos últimos anos o número de portugueses com mais de 15 anos que “raramente” ou que “nunca praticaram” exercício ou desporto, passando de 66% em 2009 para 74% em 2017.”
O responsável pelo pelouro do Desporto na Câmara de Lagoa apelou ainda ao envolvimento de todos para ajudar a mudar esta realidade: “Estes são números preocupantes porque praticar atividade física é melhorar a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida. Por isso, temos todos que trabalhar em conjunto. Aos políticos e autarcas cabe dinamizar a prática desportiva, e a vocês meus caros, cabe desafiar amigos, familiares e vizinhos para virem praticar desporto”, disse Luís Encarnação.
As marchas e corridas inscritas no programa do ano de Lagoa, cidade inclusiva, são organizadas pelo Município em parceria com o IPDJ. Fazem parte do 1º Eixo da Estratégia Municipal de Desenvolvimento Desportivo, “Desporto para Todos” e concorrem para o objetivo da promoção universal da prática da atividade física em Lagoa, Algarve.