Câmara Municipal de Portimão lança campanha para evitar propagação de COVID-19
Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, apresentou esta quinta-feira, 12 de março, uma campanha de sensibilização para a população, que tem como objetivo evitar a propagação do novo coronavírus, conhecido por Covid-19.
A medida pretende-se com o facto de existir um foco de transmissão ativo no concelho, tendo o primeiro caso confirmado, uma jovem estudante da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, sido divulgado no domingo, 8 de março.
Entretanto, no concelho já havia até à manhã desta quinta-feira um total de cinco casos confirmados. A autarquia lançou assim um conjunto de apelos para uma resposta mais eficaz na contenção do novo vírus.
Segundo Isilda Gomes, os alertas passam por apelar a que os alunos e restante comunidade escolar das duas escolas encerradas, a Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes e a EB 2,3 Júdice Fialho, permaneçam em casa, bem como que os cidadãos sigam as medidas básicas de higiene e de recato social evitando deslocações desnecessárias para fora do concelho.
Outra das medidas aconselhadas pela autarca foi que os estabelecimentos de restauração disponibilizem nos espaços sabonete líquido ou gel desinfentante e implementem a distância máxima de segurança entre mesas.
Também os ginásios devem interromper a atividade ou reduzir o número de praticantes para o máximo de dez pessoas em simultâneo por sala. Para o comércio local a autarca pediu que apenas admita dez clientes no mesmo espaço e para as grandes superfícies comerciais que evitem aglomerações de pessoas. Recomendou ainda que os espaços de diversão noturna fechem às 23 horas e que a população evite estar em espaços fechados, como cinemas, centros comerciais, ou abertos com grande concentração de pessoas.
Este é, para Isilda Gomes, um conjunto de medidas essencial para evitar a propagação do novo coronavírus. O mote da campanha é, aliás, ‘Seja Responsável! Faça a sua parte. Siga as Recomendações.’.
Na mesma conferência de imprensa, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Portimão, a autarca elencou ainda as medidas que já foram tomadas, como a operacionalização de planos de contingência para todos os serviços da Câmara e das três Juntas de Freguesia locais (Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande).
Foram já feitas também sessões de informação com estabelecimentos de ensino público e privado, agentes de proteção civil locais, agentes turísticos que operam no concelho e coletividades. Foi determinado o encerramento dos edifícios municipais de cariz desportivo e cultural e a suspensão de atividades até 31 de março, a suspensão de todos os eventos promovidos pelo município. Tanto as coletividades e clubes desportivos do concelho, como as paróquias de Portimão e Alvor, seguiram o exemplo da autarquia suspendendo também as atividades. No caso das paróquias, foram suspensas as ações com crianças, adolescentes e jovens por pelo menos 15 dias.
A autarca apelou à responsabilidade de toda a população, defendendo que este não é um problema só de órgãos autárquicos, empresas e escolas, mas de todos os cidadãos.