COVID-19: Portimão cria cartão solidário para ajudar famílias carenciadas

A Câmara Municipal de Portimão lançou um cartão solidário, no âmbito das medidas do Fundo de Emergência Social, criado para responder às dificuldades provocadas pela pandemia do novo coronovírus, a COVID-19. Esta nova ajuda traduz-se num apoio extraordinário às famílias vulneráveis do concelho.

O cartão solidário inclui a atribuição, por parte da autarquia, de vales de cinco euros, com validade de um mês, a contar da data de emissão. Esses vales servem para aquisição de bens alimentares junto de 40 operadores no Mercado Municipal de Portimão, abrangendo os setores de talho, pescado, pão, frutas e legumes.

O novo programa é destinado a residentes de Portimão, maiores de 18 anos, que sofreram uma quebra abrupta e acentuada no valor dos rendimentos mensais em resultado da situação pandémica da COVID-19, e cujo valor máximo ‘per capita’ não ultrapasse o ordenado mínimo nacional, que é de 635 euros.

O benefício é válido por três meses, tendo sido instituídos quatro escalões. O primeiro prevê a atribuição de 250 euros por mês, o segundo a atribuição de 200 euros, o terceiro de 150 euros e o quarto 100 euros.

Os candidatos poderão solicitar este apoio através do preenchimento da Declaração para Apoio Social, que se encontra disponível no balcão de atendimento da Divisão de Habitação, Desenvolvimento Social e Saúde da autarquia, ou através da página oficial do Município, onde é possível obter informação detalhada sobre esta medida.

Ainda desde que a pandemia começou, a autarquia nota um crescimento significativo dos pedidos de ajuda, o que justifica este novo programa. A Câmara Municipal avança ainda que são confecionadas 600 refeições diárias, distribuídas por instituições locais, tendo duplicado ainda o fornecimento de cabazes para agregados familiares carenciados, dos 292 no início do ano para a média atual de 638 unidades.

You may also like...

Deixe um comentário