Portimão aumenta vereadores eleitos
in Portimão Jornal nº27
A Câmara Municipal de Portimão passará a ter um executivo composto por nove elementos, após ter atingido a meta de 50 mil pessoas recenseadas no concelho. Foi, aliás, o único município a nível nacional a aumentar a vereação.
Para Isilda Gomes, presidente daquela autarquia, esta é uma boa notícia e “extremamente importante”, demonstrando o peso do concelho que, passou a ser um dos mais populosos da região, sendo apenas ultrapassado nesta questão, por Loulé e Faro.
“O nosso município tem agora 50 003 eleitores e, por isso, vamos ter nove elementos no executivo. O presidente e oito vereadores. Somos o único concelho no país que subiu de patamar”, destaca a autarca.
A medida aliviará e poderá agilizar processos, pois esta é “uma autarquia muito pesada, com muito trabalho nas mais diversas áreas”, o que torna mais complicada a gestão da Câmara Municipal, explicou.
Assim, segundo o mapa publicado pelo Ministério da Administração Interna, em Diário da República, no dia 17 de junho, nas próximas eleições autárquicas o voto já será para a eleição de nove pessoas, sendo os que forem do partido vencedor terão pelouro atribuído. Ou seja, integrarão o executivo permanente.
Assim, nas autárquicas o número de inscritos sobe dos cerca de 48 500, em 2017, para os mais de 50 000 recenseados na atualidade. No último ato eleitoral para o poder local, o Partido Socialista elegeu quatro vereadores, o ‘Servir Mais Portimão’, que coligou CDS com o PSD, elegeu dois vereadores e o Bloco de Esquerda um representante. Apenas o PCP e o Nós Cidadãos não conseguiram votos suficientes para ter um eleito. No entanto, nas autárquicas deste ano, haverá, pelo menos, um total de seis listas a votos, podendo repartir mais a escolha dos eleitores.
Este novo indicador vai ainda ao encontro dos dados provisórios do Censos 2021 que demonstram também um forte crescimento. “É demonstrativo de que o município de Portimão é atrativo, não só porque temos mais eleitores, mas também porque, no âmbito dos Censos, o que chegou ao meu conhecimento, apesar de serem resultados provisórios, é que estamos praticamente nos 60 mil residentes”, adianta Isilda Gomes.
Este é também um aumento significativo que faz com que o concelho se distinga como um dos mais populosos do Algarve, a par de outros dois do Sotavento algarvio, Faro e Loulé.
“Isto significa que Portimão é uma terra atrativa para as pessoas residirem de forma permanente”, disse a autarca ao Portimão Jornal, à margem da apresentação de um pacote de obras que a Câmara Municipal está a efetuar.